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ESTUDOS EDUCACIONAIS
Reflexo da covid-19 na educação indígena é tema do Pesquisa Inep
As consequências da pandemia de covid-19 na educação brasileira exigem políticas públicas que possibilitem refazer as perdas em todos os níveis e etapas de ensino. Tais dificuldades e seus efeitos também foram sentidos na educação indígena e na reforma curricular. Para ampliar essa discussão, aconteceu, nesta terça-feira, 2 de maio, a quarta e última live desta série de encontros Pesquisa Inep. O seminário está disponível no canal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no YouTube.
Durante os quatro encontros, a série apresentou os artigos do volume 7 dos Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, que analisam os impactos da pandemia de covid-19 na educação brasileira. O volume 8 será lançado em junho e terá como principal tema o novo Plano Nacional de Educação (PNE).
Educação indígena – Durante o ano de 2020, 48,5% das escolas indígenas não estabeleceram formas de comunicação com seus alunos, aponta a pesquisa “Resposta Educacional à pandemia de covid-19”. De acordo com o estudo, as desigualdades e as restrições marcaram as condições de oferta da educação escolar indígena durante o período pandêmico. Para compreender o cenário, o trabalho descreveu como se caracteriza a modalidade, especialmente no que diz respeito às condições dos estabelecimentos de ensino e às estratégias adotadas na pandemia.
Segundo o artigo, ainda que tenham ocorrido avanços nos últimos 15 anos, como o crescimento de 35,8% no número de escolas e de 40% no número de matrículas, a educação escolar indígena apresentou grandes dificuldades em responder aos desafios colocados pelo fechamento das instituições durante a pandemia. A ausência de internet e equipamentos eletrônicos nas escolas indígenas foi, em alguns casos, sete vezes maior que o encontrado entre as demais escolas públicas brasileiras.
Reforma curricular – Apresentado pelo pesquisador Edison Flávio Fernandes, o artigo mostrou os reflexos no cronograma de implementação da reforma do ensino médio durante o surto de covid-19. O artigo aborda desde a Lei do Novo Ensino Médio até os arranjos de implementação da Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio (BNCC - EM). O estudo teve como objetivo reunir e consolidar, em um único documento, as bases normativas e os programas que deram apoio à reforma do ensino médio no Brasil.
Pesquisa Inep – O volume 7 dos Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais apresenta um conjunto de oito estudos que analisam os impactos da pandemia de covid-19 na educação brasileira. Os artigos abordam os efeitos produzidos pela pandemia, principalmente no que se refere a acesso e frequência escolar; conclusão e garantia de qualidade da aprendizagem em todos os níveis, etapas e modalidades; financiamento da educação; e desigualdades educacionais já existentes no país.
Assista à live
Confira o volume 7 dos Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais