Notícias
ESTUDOS EDUCACIONAIS
Quintas da EPT abordam avaliação em larga escala
Com o tema “As matrizes de referência da avaliação educacional em larga escala na Educação Profissional e Tecnológica (EPT)”, a próxima live Quintas da EPT – Seminário Técnico em Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica apresentará etapas do desenvolvimento de uma avaliação em larga escala. O objetivo do debate é oferecer diretrizes aos pesquisadores e avaliadores educacionais para a organização da avaliação da modalidade. A transmissão ocorrerá na quinta-feira, 8 de abril, a partir das 10h (horário de Brasília), no canal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no YouTube.
A live será apresentada pelas pesquisadoras e autoras do artigo que intitula o debate, Claudia Maffini Griboski e Renata Manuelly de Lima Rêgo, ambas do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). De acordo com o artigo que será discutido, “a matriz de referência deve refletir o que se espera como essencial do processo ensino-aprendizagem para determinada série ou etapa que está sendo avaliada”. Portanto, o estudo visa a buscar alternativas para a implantação de um sistema de avaliação da EPT, “com possibilidades concretas de utilização dos resultados da avaliação da aprendizagem”.
A série de lives Quintas da EPT é um projeto que discute 16 estudos presentes no livro “Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica: um campo em construção”. O debate é conduzido pela Diretoria de Estudos Educacionais do Inep, por meio da Coordenação-Geral de Instrumentos e Medidas Educacionais. As transmissões acontecem todas as quintas-feiras, com vistas a discutir referenciais teórico-metodológicos sobre a avaliação da educação profissional, com o intuito de construir diálogos e propostas voltados para o tema.
Serviço:
Quintas da EPT – Seminário Técnico em Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica
Quando: Quinta-feira, 8 de abril, às 10h (horário de Brasília)
Onde: Canal do Inep no YouTube
Assessoria de Comunicação Social do Inep