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ESTUDOS EDUCACIONAIS
Pesquisa Inep começa nesta terça-feira (11)
A série de encontros Pesquisa Inep retornará a partir desta terça-feira, 11 de abril. A live será transmitida pelo canal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no Youtube, às 10h (horário de Brasília). O objetivo dos seminários é apresentar os oito artigos do volume 7 dos Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, que analisam os impactos da pandemia de covid-19 na educação brasileira.
Para abrir a série de encontros, o webnário desta terça apresentará dois artigos: “Impactos da pandemia na alfabetização das crianças brasileiras” e “Impactos da pandemia no aprendizado dos estudantes brasileiros: desigualdades e desafios”. O primeiro analisa os impactos da covid-19 na alfabetização das crianças brasileiras e aborda as estratégias que foram adotadas pelas escolas de anos iniciais do ensino fundamental no País para a continuidade das atividades de ensino-aprendizagem de seus alunos.
O segundo artigo também investiga os impactos da pandemia no aprendizado, mas focado nos estudantes de ensino fundamental e médio. O estudo analisa os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), considerando os períodos pré e pós-pandemia, e examina os níveis de aprendizado alcançados pelos estudantes do 5º e 9º anos do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio, em língua portuguesa e matemática.
Pesquisa Inep – Neste novo ciclo, a série Pesquisa Inep está organizada em quatro seminários virtuais, sempre às terças-feiras, até o dia 2 de maio, com transmissão pelo canal do Inep no YouTube. O volume 7 dos Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais apresenta um conjunto de oito estudos que analisam os impactos da pandemia de covid-19 na educação brasileira. Os artigos abordam os efeitos produzidos pela pandemia, principalmente no que se refere a acesso e frequência escolar; conclusão e garantia de qualidade da aprendizagem em todos os níveis, etapas e modalidades; financiamento da educação; e desigualdades educacionais já existentes no País.
Confira a programação:
Data | Estudo | Horário |
11 de abril | – Impactos da pandemia na alfabetização das crianças brasileiras; – Impactos da pandemia no aprendizado dos estudantes brasileiros: desigualdades e desafios. |
10h (horário de Brasília) |
18 de abril | – Desigualdades educacionais na pandemia: análise das respostas das escolas brasileiras à suspensão das atividades presenciais em 2020; – Impactos da pandemia no acesso à graduação: desigualdades de participação e desempenho no Enem 2019 – 2021. |
10h (horário de Brasília) |
25 de abril | – Impactos da pandemia na oferta e no desenvolvimento de cursos técnicos; – Efeitos da pandemia nos recursos do Fundeb: análise da evolução no volume de recursos dos entes subnacionais. |
10h (horário de Brasília) |
02 de maio | – Reforma curricular e pandemia: percursos da BNCC do ensino médio em tempos pandêmicos; – Impactos da pandemia na educação escolar indígena. |
10h (horário de Brasília) |
Assessoria de Comunicação Social do Inep