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ESTUDOS EDUCACIONAIS
Nível socioeconômico das escolas é tema do Pesquisa Inep
O nível socioeconômico das escolas brasileiras e a escolaridade populacional foram discutidos durante o último encontro do ciclo de seminários Pesquisa Inep realizado nesta terça-feira, 28 de maio. A iniciativa amplia o debate a respeito da produção de evidências sobre o desenvolvimento da educação no Brasil, a fim de contribuir tecnicamente com a construção do novo Plano Nacional de Educação (PNE) 2024-2034.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é responsável por apresentar estudos que analisem o cumprimento e o avanço das metas propostas no plano. Os artigos apresentados durante todo o ciclo do Pesquisa Inep fazem parte do volume 9 dos Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, que está disponível no portal da Autarquia. A transmissão do encontro, mediado pelo pesquisador do Instituto Adolfo de Oliveira, está disponível no canal do Inep no YouTube.
Dados socioeconômicos – De autoria de Maria Teresa Gonzaga Alves, diretora de Estudos Educacionais (Dired) do Inep, e dos pesquisadores Clarissa Guimarães Rodrigues e Adriano Souza Senkevics, o primeiro estudo apresentou a metodologia e os resultados de um indicador de nível socioeconômico (NSE) para o total de 164.840 escolas brasileiras com matrículas de escolarização em funcionamento no ano de 2021.
Foram utilizados indicadores primários, calculados com dados de questionários respondidos pelos estudantes nas avaliações e exames nacionais, e indicadores secundários - que caracterizam o contexto social das escolas, como os beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF).
A metodologia do artigo deu visibilidade às escolas pequenas ou de áreas remotas que, até então, eram invisíveis para as políticas públicas, uma vez que elas não participam das avaliações e exames educacionais.
De acordo com a pesquisa, a relação entre resultados educacionais e o NSE representa as desigualdades do país. É possível concluir que o NSE das escolas tem potencial para contribuir com o aperfeiçoamento das políticas públicas que visam reduzir as desigualdades educacionais.
Desigualdades educacionais – A meta 8 do PNE buscar elevar a escolaridade média da população de 18 a 29 anos com redução de desigualdades educacionais. Desse modo, o estudo “Repensando a mensuração da escolaridade populacional: uma alternativa à métrica dos anos de estudo” retoma debates da literatura sociológica do ano de 1980 para propor uma alternativa mais viável – baseada no maior nível de escolaridade alcançado pela população adulta – capaz de minimizar disparidades entre grupos populacionais.
Os pesquisadores Adriano Souza Senkevics e Robson dos Santos propõem no estudo que mais metas do PNE se organizem em termos do percentual da população que possui os ensinos fundamental e médio completos, o que corresponde à conclusão da educação básica, com desagregação por vários grupos sociais, tal como os elencados pela meta 8.
Assista à transmissão
Confira o volume 9 dos Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais
Assessoria de Comunicação Social do Inep