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ESTUDOS EDUCACIONAIS
Modelo de avaliação do Senai é tema das Quintas da EPT
As lives Quintas da EPT ocorrem todas às quintas-feiras, às 10h (horário de Brasília), no canal do Inep no YouTube. Foto: Quintas da EPT/Reprodução.
A avaliação da educação profissional e tecnológica (EPT) tem sido discutida semanalmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), por meio das lives Quintas da EPT, com a participação de diversos especialistas da área. Nesta quinta-feira, 15 de abril, foi debatida a experiência do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) na avaliação da educação profissional, pioneiro na implantação de um programa de avaliação da modalidade no Brasil.
Durante a transmissão, que ocorreu no canal do Inep no YouTube, Felipe Morgado, gerente executivo do Departamento Nacional de Educação Profissional e Superior do Senai, apresentou o modelo de avaliação, bem como as etapas do processo, desde a criação dos cursos profissionais até a avaliação do estudante egresso.
Atualmente, o Senai conta com o Sistema de Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica (Saep), que integra projetos e processos de avaliação interna e externa, como a avaliação de projetos de curso, a de desenvolvimento de cursos, a de desempenho de estudantes e o acompanhamento de egressos. O sistema tem o objetivo de produzir informações da educação profissional, ofertada ao setor industrial; contribuir para a tomada de decisões e subsidiar a definição de políticas e projetos de qualificação profissional para o setor. Também gera indicadores de desempenho escolar, de gestão, de satisfação dos alunos e das empresas com os cursos do Senai. Entre outros fatores, o Saep investiga a qualidade da educação profissional desde a prospecção para a oferta de curso até a inserção do estudante no mercado de trabalho.
De acordo com Morgado, a formação técnico-profissional é importante por aumentar a chance de empregabilidade, a renda e a produtividade da empresa. “Isso tudo é interligado, graças a você ter um curso certo sendo oferecido no lugar certo. A educação profissional precisa ser alinhada à demanda, não pode ser uma política pública ofertista. Ela deve ser uma política pública alinhada à necessidade do setor produtivo”, esclareceu.
Para Joelma Kremer, coordenadora-geral de Planejamento e Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), a avaliação é um processo para dar suporte à gestão da instituição, de modo a nortear os gestores na tomada de decisão. “Faz muito sentido que a avaliação esteja no planejamento estratégico [da instituição], porque só saberemos o que precisamos aprimorar se soubermos onde estão ocorrendo os pontos críticos e as oportunidades de melhoria”. A coordenadora-geral acrescentou ainda sobre como o modelo pode beneficiar os estabelecimentos de ensino e a comunidade. “A escola pode usar os seus números, inclusive, como uma ferramenta de comunicação muito apropriada para a comunidade, no sentido de informar um padrão de qualidade ao estudante”, complementou.
Também participaram da live Glecivan Barbosa Rodrigues e Hugo Nakatani, da Unidade de Educação Profissional e Tecnológica do Departamento Nacional do Senai. Eles são autores do estudo discutido nesta Quintas da EPT, “Avaliação da educação profissional: a experiência do Senai”, juntamente com Felipe Morgado e Cláudia Maria Mendes de Araújo.
Quintas da EPT – O projeto “Quintas da EPT – Seminários Técnicos em Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica” é uma série de lives que discute 16 estudos presentes no livro “Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica: um campo em construção”. O debate é conduzido pela Diretoria de Estudos Educacionais do Inep. Nas transmissões, que ocorrem todas as quintas-feiras, são discutidos referenciais teórico-metodológicos sobre a avaliação da educação profissional, com o intuito de construir diálogos e propostas voltados para o tema.
Assessoria de Comunicação Social do Inep