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ESTUDOS EDUCACIONAIS
Live analisa ensino básico para o novo PNE
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizou na última terça-feira, 12 de setembro, o segundo encontro do novo ciclo de seminários Pesquisa Inep. A live está disponível no canal do Instituto no Youtube.
O pesquisador do Inep, Adriano Senkevicks, mediou o seminário e destacou a importância da publicação dos Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais – volume 8 na construção do novo Plano Nacional de Educação (PNE) 2024-2034.
Nos últimos dez anos, o Inep produziu cinco publicações, incluindo o Plano Nacional de Educação PNE 2014-2024: Linha de Base e quatro Relatórios de Monitoramento das Metas do PNE, avaliando a execução do Plano e propondo indicadores, além de análises, estudos e pesquisas que possibilitaram uma compreensão mais detalhada e contextualizada dos desafios para a concretização das metas.
Ensino médio - O primeiro estudo “Condições do Ensino Médio para a oferta de itinerários formativos no Brasil” apresentou um diagnóstico sobre as condições atuais das escolas de ensino médio no país, bem como a realidade dos docentes, tendo em vista a reforma dessa etapa de ensino de modo a contribuir com os debates no âmbito do novo PNE.
Para a abordagem dos dados, o autor do artigo e pesquisador do Inep, Édison Flávio Fernandes, realizou uma análise a partir de três ângulos importantes para esta etapa de ensino:
- Infraestrutura escolar;
- Formação e valorização do docente;
- Trajetória escolar dos alunos de ensino médio.
Os resultados do estudo sugerem que as discussões, no âmbito do novo PNE, devem fomentar políticas de promoção de condições estruturais mínimas nas escolas, de condições de trabalho e de valorização ao docente.
Ensino básico – O autor Guilherme Lichand apresentou o estudo “Turmas multisseriadas no ensino básico brasileiro”, que conta ainda com a autoria dos pesquisadores Kátia Schweickardt, Gabriel de Campos e Armando Simões. Mas afinal, o que seriam as turmas multisseriadas? São aquelas nas quais os alunos de mais de uma série são alocados na mesma sala de aula. Em 2019, havia mais de 80 mil dessas turmas no Brasil, contemplando mais de 1,2 milhão de alunos.
O estudo caracteriza as turmas multisseriadas, no ensino básico brasileiro, a partir dos dados do Censo Escolar 2019 e dos microdados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) 2008-15. Além disso, analisa percepções dos professores dessas turmas a partir de entrevistas com docentes de Manicoré (AM); e verifica mudanças recentes no financiamento da educação que afetam essas turmas, bem como as políticas para alunos vulneráveis.
Pesquisa Inep - O novo ciclo de seminários Pesquisa Inep será realizado em setembro, sempre às terças-feiras, a partir das 10h, no canal do Inep no Youtube. A série busca ser uma ferramenta para o debate dos estudos que compõem os Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais e outros estudos que contribuem para a compreensão das questões e dos desafios educacionais do país e possibilitam subsidiar as políticas públicas para a efetivação do direito à educação com qualidade e equidade.
Assista à live
Confira o Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais – volume 8
Assessoria de Comunicação Social do Inep