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ESTUDOS EDUCACIONAIS
Inep realiza última live Quintas da EPT
Última transmissão da Quintas da EPT contou com a participação da diretora de Estudos Educacionais do Inep, Michele Melo, e da diretora de Políticas e Regulação da Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marilza Regattieri. Foto: Quintas da EPT/Reprodução.
Na manhã de 17 de junho, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) encerrou a série de lives Quintas da EPT – Seminário Técnico em Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O último debate abordou dois estudos referentes à construção de indicadores da avaliação da modalidade no Brasil: “A Plataforma Nilo Peçanha: desafios à construção de estatísticas e indicadores de avaliação para a Rede Federal” e “As estatísticas da Educação Profissional e Tecnológica: silêncios entre os números da formação de trabalhadores”.
A última transmissão da Quintas da EPT contou com a participação da diretora de Estudos Educacionais do Inep, Michele Melo, que aproveitou a ocasião para agradecer a equipe pela dedicação e o empenho na produção da publicação, bem como pela realização dos seminários técnicos. “O sucesso desse trabalho é responsabilidade da equipe que se empenhou desde a produção do livro até a realização das lives. Gostaria também de estender os parabéns aos professores e convidados que também participaram dos capítulos”. De acordo com Melo, a publicação do Inep revela a capacidade dos pesquisadores do Instituto na criação de conteúdo de alto rigor técnico, de modo a produzir subsídios para que as políticas públicas educacionais sejam realizadas com excelência.
Durante os quatro meses de transmissão dos seminários técnicos, o Inep contou com a parceria da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), por meio da participação da diretora de Políticas e Regulação da Educação Profissional e Tecnológica, Marilza Regattieri, que esteve presente no encerramento da Quintas da EPT.
Segundo a diretora do MEC, a série de lives foi um projeto que apresentou subsídios fundamentais para as políticas regulatórias, de fomento, estímulo e melhoria da qualidade na oferta da EPT no Brasil. “Esse debate nos enriquece muito institucionalmente, tanto o ministério quanto as instituições de ensino que acompanham os debates”, pontuou. De acordo com Regattieri, o seminário contribuiu de forma fundamental, para que o MEC, a Setec e o Inep pudessem avançar na busca pela qualidade da oferta dos cursos da educação profissional em suas diferentes perspectivas.
Com a apresentação dos dois estudos, o Inep encerrou o debate sobre os 16 capítulos que compõem o livro “Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica: um campo em construção”. Ao todo, foram 14 encontros virtuais, com a participação de todos os autores dos capítulos da publicação. As discussões foram realizadas semanalmente, sempre às quintas-feiras, às 10h (horário de Brasília), no canal do Inep no YouTube. Os debates foram conduzidos pela Diretoria de Estudos Educacionais e discutiram referenciais teórico-metodológicos sobre a avaliação da educação profissional, com o objetivo de construir diálogos e propostas voltados para o tema.
Estiveram à frente da organização da publicação e apresentação das lives os pesquisadores do Inep: Gustavo Henrique Moraes, Ana Elizabeth M. de Albuquerque, Robson dos Santos e Susiane de Santana M. O. da Silva.
Assista à serie de lives Quintas da EPT
Assessoria de Comunicação Social do Inep