Notícias
Notícias
Inep faz convênios com universidades para analisar o custo-aluno
Inep faz convênios com universidades para analisar o custo-aluno
Nove Estados brasileiros vão investigar a relação custo-aluno em escolas de educação básica que oferecem um ensino de qualidade. O Inep firmou convênios com oito universidades públicas e uma secretaria estadual, que ficarão responsáveis pela pesquisa em seus Estados. O levantamento vai detalhar os principais componentes do custo-aluno a partir da aplicação de um questionário em uma amostra de, pelo menos, dez escolas. Serão identificadas as principais características quanto à organização, funcionamento e gestão escolar.
O objetivo é estabelecer um padrão de escola que indique os elementos que permitam aos gestores governamentais planejar e implementar de maneira mais eficiente as políticas do setor educacional. Os resultados também vão subsidiar o governo federal no estabelecimento do custo-aluno por ano nos programas do Ministério da Educação. A pesquisa, pela sua amplitude, deve viabilizar, ainda, a formação do núcleo inicial da Rede Nacional de Estudos em Financiamento da Educação (RNEFE).
Participam do trabalho as Universidades Federais do Piauí, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Goiás, Paraná e Pará e as Universidades Estaduais de São Paulo e do Ceará, além da Secretária de Educação do Acre.
Assessoria de Imprensa do Inep: (061) 2104-8023 / 8037 / 9563