Notícias
Notícias Publicações
Inep digitaliza acervo histórico de estudos pedagógicos
Os primeiros 40 números da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP), publicados entre 1944 a 1959, foram disponibilizados para o público em geral no Portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O acervo junta-se às edições de 1990 a 2014, acessíveis em formato digital. Os textos documentam parte significativa da pesquisa educacional produzida no país nos últimos 70 anos.
Lançada em julho de 1944, marco importante para o Inep, a RBEP é um periódico quadrimestral, em formato impresso e eletrônico, cujo conteúdo aborda artigos inéditos, relacionados às pesquisas na área de educação.
Habitualmente o instituto atende a diversos pedidos de pesquisadores que buscam conhecer os conteúdos dos estudos, entrevistas e debates, noticiados na revista. Boa parte da Coleção RBEP em papel encontra-se acessível para consulta no Centro de Informação e Biblioteca em Educação (Cibec), na sede da autarquia.
O formato digital permite aos pesquisadores e estudiosos conhecer e comparar as preocupações e análises que impulsionavam o projeto de educação em desenvolvimento à época. "A RBEP ao longo dos anos publicou artigos fundamentais para a proposição de políticas públicas educacionais no Brasil. Esta produção está agora mais facilmente acessível.", ressalta o presidente do Inep, Chico Soares.
Confira a
página
dos periódicos do Inep.
Ruane Santos