Notícias
ESTUDOS EDUCACIONAIS
Gestão participativa fortalece avaliação institucional
De acordo com Gláucia, a modernização do SAI é fruto da relação estreita com os docentes, gestores, especialistas, alunos e ex-alunos. Foto: Quintas da EPT/Reprodução.
A live Quintas da EPT desta quinta-feira, 20 de maio, discutiu o artigo “A evolução da avaliação institucional no Centro Paula Souza do analógico ao digital: 20 anos do sistema de avaliação institucional (SAI)”. O estudo revela a importância da participação de todos os atores envolvidos no processo educacional e de um sistema de monitoramento integrado para a melhoria da qualidade do ensino profissional na instituição. O debate é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e ocorre todas as quintas-feiras, às 10h (horário de Brasília), no canal do Inep no YouTube.
O estudo desta semana foi apresentado pela autora, Gláucia Regina Manzano Martins, do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, que revelou todo o processo evolutivo do SAI até se tornar a plataforma WebSAI – Versão moderna e digital do sistema de avaliação institucional. De acordo com Gláucia, o modelo de avaliação do Centro Paula Souza não contou apenas com uma estrutura organizacional, mas com um preparo intelectual dos envolvidos, de forma a estimular uma gestão participativa.
No início, a estrutura da avaliação era totalmente analógica, com a coleta e processamento de dados totalmente física, com a aplicação de questionários em papel enviados para todas as unidades de ensino. Com o tempo, o sistema de avaliação institucional foi modernizado e atualizado.
A primeira fase da mudança foi a total informatização e disponibilização on-line da pesquisa na internet. A partir de 2010, o processo de avaliação foi realizado de forma totalmente virtual, com a coleta de dados, o preenchimento dos questionários e a disponibilização dos relatórios na plataforma digital WebSAI.
Atualmente, o novo WebSAI mantem-se estruturado com base em um conjunto de indicadores de ações didático-pedagógicas e de gestão que marcam o cotidiano de cada unidade. A estratégia de reformulação do sistema tem como base a avaliação institucional servir como diagnóstico e ferramenta de gestão para o alcance de metas estabelecidas.
As informações e o conhecimento gerados no WebSAI permitem que sejam estruturadas ações com a finalidade de promover a melhoria contínua nas unidades do Centro Paula Souza. Assim, é proporcionada a discussão e a disseminação de conceitos e experiências referentes às avaliações de processo, de resultados ou de impacto aliadas à outras iniciativas existentes, tais como o Observatório Escolar nas escolas técnicas e as Comissões Permanentes de Avaliação (CPAs) nas faculdades de tecnologia.
De acordo com Gláucia, a modernização do SAI é fruto da relação estreita com os docentes, gestores, especialistas, alunos e ex-alunos, de forma que a influência de contextos internos e externos à instituição impactou de diferentes formas nos 20 anos do sistema de avaliação.
Os temas da próxima live serão “Avaliação dos efeitos do ensino a distância nos cursos superiores de tecnologia: um estudo de caso focado em salários de graduados” e "Cursos superiores de tecnologia: avaliação da oferta a partir de sua concepção", dos autores André Campos, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), e Roberto Di Benedetto, da Universidade Positivo.
*Quintas da EPT –* O projeto “Quintas da EPT – Seminários Técnicos em Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica” é uma série de lives que discute 16 estudos presentes no livro “Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica: um campo em construção”. O debate é conduzido pela Diretoria de Estudos Educacionais do Inep e ocorre todas as quintas-feiras, às 10h (horário de Brasília), no canal do Instituto no YouTube. Nas transmissões são discutidos referenciais teórico-metodológicos sobre a avaliação da educação profissional, com o intuito de construir diálogos e propostas voltados para o tema.
Assessoria de Comunicação Social do Inep