Notícias
ESTUDOS EDUCACIONAIS
Funcionalidade do Painel de Monitoramento é tema de live
Responsável pelo cumprimento dos objetivos estabelecidos no Plano Nacional de Educação (PNE), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publica, em seu portal, relatórios bienais do plano, e acompanha seu processo de evolução por meio do Painel de Monitoramento.
Com o objetivo de apresentar as funcionalidades da ferramenta, a Autarquia realizou, na última quinta-feira, 17 de agosto, a live “Como acessar e utilizar os dados do Painel de Monitoramento do Plano Nacional de Educação (PNE)”, que está disponível no canal do Inep no YouTube. Na oportunidade, foram apresentadas as modificações que ocorreram no painel, reformulado no começo deste ano e atualizado em junho, e as métricas que regulam o andamento de indicadores educacionais . O encontro foi mediado por Adriano Senkevics e Flavia Basso, pesquisadores do Instituto.
O Painel de Monitoramento reúne dados dos indicadores referentes ao cumprimento das 20 metas do Plano, sendo possível realizar desagregações por regiões, unidades da Federação e, quando for o caso, municípios, localização, dependência administrativa e perfis socioeconômicos (sexo, cor/raça e renda domiciliar per capita).
- Entre as novidades do painel, breves resumos foram colocados nos títulos das metas, com o intuito de facilitar o entendimento do usuário.
As informações podem ser visualizadas por meio de gráficos e tabelas, possibilitando uma percepção didática e interativa dos dados. Além dos indicadores das metas, também está disponível o Quadro Resumo dos Indicadores, que apresenta informações sobre o nível de alcance e o nível de execução de cada indicador de cumprimento do PNE.
Além do Painel de Monitoramento, o Inep publica relatórios e os Cadernos de Estudos em Políticas Educacionais, que ampliam a compreensão do desenvolvimento do PNE.
PNE – As metas do PNE têm como foco a garantia do direito à educação com qualidade, assegurando o acesso, a universalização do ensino obrigatório e a ampliação das oportunidades educacionais, a redução das desigualdades, a valorização da diversidade e a valorização dos profissionais da educação. O plano se dedica à ampliação do acesso às creches para as crianças de 0 a 3 anos. Para a faixa de 4 a 17 anos, promove a universalização da pré-escola, do ensino fundamental e médio para todos e, com a inclusão dos jovens com deficiência, enfatiza a importância da promoção da educação de jovens e adultos (EJA). Além disso, o PNE abrange a ampliação do acesso ao ensino superior e a formação específica dos professores.
Painel de Monitoramento do PNE
Relatórios de Monitoramento do PNE
Cadernos de Estudos em Políticas Educacionais