Notícias
ESTUDOS EDUCACIONAIS
Especialistas em TRI discutem avaliação da aprendizagem
Na próxima live Quintas da EPT, especialistas em Teoria de Resposta ao Item (TRI) debaterão o artigo “A avaliação do domínio psicomotor da aprendizagem: escala de proficiência na educação profissional”, realizado pelos pesquisadores Dalton Francisco de Andrade e Adriano Ferreti Borgatto, ambos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); e Thiago Korb, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A transmissão ocorrerá na quinta-feira, 22 de abril, a partir das 10h (horário de Brasília), no canal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no YouTube.
De acordo com a pesquisa, apesar de a análise da proficiência dos estudantes ser um dos principais componentes de uma avaliação em larga escala, apenas a dimensão cognitiva é predominantemente observada. Nesse contexto, a pesquisa tem o objetivo de propor uma escala que permita avaliar, na prática, o domínio psicomotor de estudantes da educação profissional e tecnológica (EPT), à luz da TRI, considerando que, mais do que “saber”, o estudante da modalidade precisa “fazer”. Dessa forma, o estudo investiga de que forma o aluno pode desenvolver na prática suas competências profissionais.
Quintas da EPT – O projeto “Quintas da EPT – Seminários Técnicos em Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica” é uma série de lives que discute 16 estudos presentes no livro “Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica: um campo em construção”. O debate é conduzido pela Diretoria de Estudos Educacionais do Inep. Nas transmissões, que ocorrem todas as quintas-feiras, no canal do Inep no YouTube, são discutidos referenciais teórico-metodológicos sobre a avaliação da educação profissional, com o intuito de construir diálogos e propostas voltados para o tema.
Publicação – O livro “Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica: um campo em construção” foi lançado pelo Inep em fevereiro de 2021. A publicação reúne um grupo de pesquisadores com o intuito de abordar a EPT no Brasil. A produção contou com o apoio da Secretaria de Educação Tecnológica (Setec) e da Secretaria Executiva do Ministério da Educação. A Universidade de Brasília (UnB), a Universidade Federal do Juiz de Fora (UFJF) e a UFSC também contribuíram para a pesquisa. Além destas, outras instituições compartilharam suas experiências em avaliação: a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica; o Senai; o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac); o Centro Paula Souza; o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea); o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) e o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).
Serviço:
Quintas da EPT – Seminários Técnicos em Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica
Quando: Quinta-feira, 22 de abril, a partir das 10h (horário de Brasília)
Onde: Canal do Inep no YouTube
Assessoria de Comunicação Social do Inep