Notícias
ESTUDOS EDUCACIONAIS
Especialistas debatem programas da educação profissional
Remi Castione, professor da Universidade de Brasília (UnB), apresentou uma síntese das avaliações feitas sobre cursos oferecidos pelo Estado. Foto: Quintas da EPT/Reprodução.
O seminário técnico Quintas da EPT debateu, na manhã desta quinta-feira, 27 de maio, o estudo “Meta-análise da avaliação dos programas massivos de educação profissional e tecnológica no Brasil”, de autoria do professor da Universidade de Brasília (UnB) Remi Castione. Esse foi o 11º tema discutido na série de lives do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que tem o objetivo de ampliar a discussão sobre a avaliação da educação profissional no Brasil.
O estudo desenvolve uma meta-avaliação dos programas de qualificação, trazendo uma síntese das avaliações feitas sobre cursos oferecidos pelo Estado, tendo como referência as ações no contexto do Sistema Público de Emprego (SPE).
Durante o debate, Remi apresentou uma série histórica das políticas de formação dos trabalhadores brasileiros, oferecidas no âmbito do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), bem como referências de estudos avaliativos conduzidos ao longo dos anos.
Para o pesquisador, ainda há a necessidade de um sistema de qualificação profissional que permitiria pensar, de forma articulada, as ações de oferta e de avaliação dos cursos a partir das demandas dos trabalhadores brasileiros. “A organização do sistema de educação profissional deve continuar a ser perseguida. Precisamos nos dedicar a isso, precisamos ter instituições dedicadas. Então, louvo essa iniciativa do Inep de produzir essa reflexão e atualizar o debate”, afirmou.
Remi lembrou, ainda, que a ideia dos profissionais da modalidade sobre um sistema que possa ajudar os trabalhadores a melhorarem os seus níveis de formação profissional precisa ser realizada com uma aproximação entre a dimensão da educação profissional com a escola.
Os temas da próxima live serão “Avaliação dos efeitos do ensino a distância nos cursos superiores de tecnologia: um estudo de caso focado em salários de graduados” e “Cursos superiores de tecnologia: avaliação da oferta a partir de sua concepção”, dos autores André Campos, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), e Roberto Di Benedetto, da Universidade Positivo. O próximo encontro virtual será dia 10 de junho, às 10h, no canal do Inep no YouTube.
Quintas da EPT – O projeto “Quintas da EPT – Seminários Técnicos em Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica” é uma série de lives que discute 16 estudos presentes no livro “Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica: um campo em construção”. O debate é conduzido pela Diretoria de Estudos Educacionais do Inep e ocorre todas as quintas-feiras, às 10h (horário de Brasília), no canal do Instituto no YouTube. Nas transmissões são discutidos referenciais teórico-metodológicos sobre a avaliação da educação profissional, com o intuito de construir diálogos e propostas voltados para o tema.
Assessoria de Comunicação Social do Inep