Notícias
ESTUDOS EDUCACIONAIS
Especialistas debatem avaliação da educação profissional
Nesta quinta feira, 28 de abril, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizou a edição de aniversário do Quintas da EPT – Seminários Técnicos em Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica. O objetivo do encontro virtual, transmitido pelo canal do Instituto no YouTube, foi debater as novidades no campo da avaliação da educação profissional. A realização do seminário faz parte da agenda de ações em alusão aos 85 anos da Autarquia.
Na abertura do evento, o presidente do Inep, Danilo Dupas, falou da importância da retomada do Quintas da EPT, bem como da reflexão acerca da educação profissional e tecnológica. “No evento de hoje, daremos a oportunidade de apresentar o que há de novo nesse campo. Desde que assumi a gestão do Inep, acompanho o desenvolvimento dos estudos para subsidiar ações dedicadas à avaliação da educação profissional e tecnológica, fundamental para o desenvolvimento social e econômico no nossos País”, lembrou.
O presidente ainda ressaltou que o Instituto tem liderado as ações de desenvolvimento dos trabalhos voltados para a EPT, subsidiando a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) para ter embasamento técnico, qualificado e assertivo nas suas tomadas de decisão.
O debate foi conduzido pelo diretor de Estudos Educacionais substituto, Gustavo Moraes, juntamente com os pesquisadores do Inep que estão à frente dos estudos da avaliação da educação profissional e tecnológica: Ana Elizabeth, Robson Santos e Susiane Moreira. Também integraram a discussão os professores doutores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), Paulo Wollinger e Oliver Allain.
Os especialistas debateram as recentes políticas públicas para a EPT, tais como as novas Diretrizes Curriculares Nacionais; a formação de professores; os processos de reconhecimento e certificação de saberes e competências profissionais; e as discussões em torno do Sistema Nacional de Educação (SNE), do Novo Ensino Médio, do novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Ao final do debate, Gustavo Moraes anunciou que a série Quintas da EPT terá uma nova edição a partir de setembro de 2022. “Vamos fazer uma série de programas, cada um com um tema específico, com debates, apresentações de textos e mesas-redondas”, afirmou.