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ESTUDOS EDUCACIONAIS
Danilo Dupas participa da Quintas da EPT
Pela primeira vez, um presidente do Inep discutiu a avaliação da educação profissional e tecnológica. Quintas da EPT/Reprodução.
Compreender a complexidade da educação profissional e tecnológica (EPT) exige um detalhamento das especificidades da modalidade e de sua oferta, tendo em vista que a EPT está ligada tanto ao ensino fundamental quanto ao ensino médio, ao ensino superior e à pós-graduação. Para isso, a live Quintas da EPT desta quinta-feira, 29 de abril, apresentou o “Panorama da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil”. O estudo revela dados que oferecem subsídios para a compreensão de traços, fronteiras e critérios que envolvem a educação profissional como um espaço educacional. O debate foi aberto pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Danilo Dupas, e contou com a participação do secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), Wandemberg Venceslau. A transmissão ocorreu no canal do Instituto no YouTube.
Danilo Dupas destacou que a série de lives Quintas da EPT é uma oportunidade para pensar a educação profissional e sua avaliação, especialmente por se tratar de um campo em construção. Também parabenizou o MEC pelo desenvolvimento de estudos que subsidiam ações dedicadas à avaliação da modalidade. “O Inep vem liderando esses estudos e, desde o início, conta com a colaboração da Setec, hoje, aqui, representada pelo seu secretário, no desenvolvimento desse trabalho de fundamental importância para servir a sociedade com dados qualificados, para que gestores como o Wandemberg possam tomar as decisões corretas”, afirmou.
Já o secretário da Setec/MEC, Wandemberg Venceslau, parabenizou a equipe técnica do Inep pelas informações produzidas pela Autarquia, que servem como base para o direcionamento das políticas públicas do ministério. Também elogiou a dinâmica das Quintas da EPT, que, na visão do secretário, são uma ótima oportunidade para divulgar o trabalho conduzido pelo Instituto no campo da avaliação da educação profissional, especialmente diante do uso pedagógico da tecnologia. “O papel da inovação, hoje, é fundamental para o campo da educação profissional e tecnológica, seja no desenvolvimento de novos processos, de novos produtos, mas isso passou a ser inserido de forma mais presente no ensino. A partir dessa inserção, o MEC necessita se aprofundar nesses detalhes, nesses dados, para ter um conhecimento mais apurado de como isso está inserido hoje nas instituições”, pontuou.
Ainda na abertura da live, o coordenador-geral de Instrumentos e Medidas Educacionais, da Diretoria de Estudos Educacionais (Dired) do Inep, Gustavo Henrique Moraes, agradeceu a participação do presidente Danilo Dupas e a oportunidade de poder dialogar com ele sobre a avaliação da modalidade, o que considerou um momento histórico. “Temos muito orgulho da nossa instituição. Em 84 anos, nunca a gente teve uma discussão com a presidência do Inep sobre a avaliação da educação profissional e tecnológica. É a nossa primeira vez”, lembrou.
Em seguida, foi apresentado o “Panorama da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil”. O estudo abordou temáticas como estabelecimentos que ofertam educação profissional de nível básico, cursos de qualificação profissional, educação profissional técnica de nível médio, cursos superiores de tecnologia (CST) e pós-graduação profissional. A pesquisa revelou que a maioria dos estabelecimentos que oferta educação profissional de nível básico oferece curso técnico subsequente (4.209), seguido dos cursos técnicos concomitantes (2.716) e dos cursos técnicos integrados, ofertados em 2.134 estabelecimentos.
Um ponto que o estudo chama a atenção é com relação aos dados referentes aos cursos de qualificação profissional que, por possuírem características de flexibilidade e de independência diante das etapas de escolarização, tornam complexa sua compreensão nas pesquisas educacionais, trazendo resultados bastante diferentes. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad-c) de 2019, por exemplo, 2.752.913 pessoas afirmaram frequentar um curso de qualificação profissional. Já o Censo Escolar do mesmo ano apresentava resultados bem inferiores, por contemplar apenas parte do universo da qualificação profissional, que possui algum tipo de integração ao sistema educativo. Por fim, a Plataforma Nilo Peçanha, que apresenta dados específicos da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica, apresentou dados da qualificação profissional com redução de matrículas entre 2017 e 2018.
Quanto às matrículas na educação profissional de nível médio técnico, os pesquisadores notaram que 51,4% dos estudantes fazem curso técnico subsequente. O curso integrado ao ensino médio vem em seguida, com 29,8% das matrículas, e os cursos concomitantes representam 13,5% do total. É importante destacar que o estudo apresentado teve como base os dados do Censo Escolar da Educação Básica de 2019.
Tendo em vista que o catálogo nacional de cursos técnicos divide os 227 cursos técnicos em 13 eixos tecnológicos, chamou a atenção dos pesquisadores a análise desses cursos por eixo tecnológico, a qual ajuda a compreender que, em 2019, alguns poucos eixos ocupavam a prevalência das matrículas: ambiente e saúde, gestão e negócios, controle e processos industriais. Como exemplo, considerando as matrículas dos cursos técnicos subsequentes, 40,4% pertencem ao eixo ambiente e saúde, e, para os cursos técnicos na modalidade educação para jovens e adultos (EJA), o eixo gestão e negócio concentra 33,3% das matrículas.
Referente aos cursos superiores de tecnologia, o estudo aponta para um aumento nas matrículas desse nível, partindo de 680.679, em 2009, para 1.098.066, em 2018. No mesmo período, o número de cursos da modalidade também teve um aumento considerável (66,4%). Também é observado um aumento no número de cursos a distância. Em 2009, 95,7% dos cursos da modalidade eram presenciais. Em 2018, esse percentual passou para 83,02%, enquanto os cursos a distância representavam 16,98%.
A pesquisa faz parte do livro “Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica: um campo em construção”, publicado pelo Inep em fevereiro de 2021. A próxima Quintas da EPT será dia 6 de maio, quinta-feira, às 10h (horário de Brasília), no canal do Inep no YouTube. A live discutirá o estudo “Avaliação nacional do egresso do Senac e inserção no mercado”.
Quintas da EPT – O projeto “Quintas da EPT – Seminários Técnicos em Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica” é uma série de lives que discute 16 estudos presentes no livro “Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica: um campo em construção”. O debate é conduzido pela Dired e ocorre todas as quintas-feiras, às 10h (horário de Brasília), no canal do Inep no YouTube. Nas transmissões são discutidos referenciais teórico-metodológicos sobre a avaliação da educação profissional, com o intuito de construir diálogos e propostas voltados para o tema.
Assessoria de Comunicação Social do Inep