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ESTUDOS EDUCACIONAIS
Cursos superiores de tecnologia são tema da Quintas da EPT
Os cursos superiores de tecnologia (CST) correspondem, atualmente, a 15% da educação superior do Brasil. Este e demais dados sobre a educação profissional e tecnológica (EPT) foram debatidos durante a série de lives Quintas da EPT desta quinta-feira, 10 de junho, no canal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no YouTube.
Na oportunidade, Roberto Di Benedetto, professor da Universidade Positivo, apresentou o estudo que avalia a oferta dos CST a partir de sua concepção. “É muito comum a discussão sobre a EPT estar vinculada ao ensino médio, mas devemos ampliar o debate para o ensino superior. O objetivo é avaliar o desenvolvimento dos cursos superiores de tecnologia no Brasil, comparando o que foi desenhado na política pública”, destacou.
Para Benedetto, a educação tecnológica deve ser a principal resposta aos desafios do acelerado avanço da tecnologia, às modificações no ambiente de trabalho e à necessidade de formação de pessoas para o desenvolvimento brasileiro. Benedetto lembrou, ainda, a Resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE) n.º 1, de 5 de janeiro de 2021, que define e atualiza as diretrizes curriculares nacionais gerais para a EPT.
De acordo com o texto da resolução, os cursos de mestrados e doutorados profissionais passam a ser incluídos na educação profissional e tecnológica. “Essa mudança é uma inovação na discussão sobre a EPT. Entretanto, as diretrizes precisam ser alinhadas”, ponderou.
Salário de graduados – Já o estudo “Avaliação dos efeitos do ensino a distância nos cursos superiores de tecnologia: um estudo de caso focado em salários de graduados”, apresentado pelo pesquisador André Campos, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), trouxe para o debate as consequências da qualidade da educação a distância para a inserção dos estudantes no mercado de trabalho. “O objetivo é verificar se as modalidades de oferta de ensino, presencial ou a distância, geram efeitos sobre o aproveitamento dos discentes dos cursos superiores de tecnologia”, ressaltou.
Nos últimos anos, em meio à ascensão do ensino a distância, surgiram também alguns questionamentos, relativos à sua qualidade pedagógica. A oferta da modalidade levantou algumas hipóteses, entre elas, a dificuldade para obter uma adequada inserção no mercado de trabalho após a graduação, que assegure o pagamento de melhores salários aos egressos.
Campos destacou a probabilidade de que a qualidade da experiência pedagógica a distância dependa de fatores relacionados à oferta, como os tipos de instituições responsáveis, as propostas pedagógicas por elas desenvolvidas, os equipamentos e serviços colocados à disposição dos alunos e as opções tecnológicas efetuadas para o ensino. Além disso, essa qualidade depende de muitos fatores, associados à demanda e às especificidades dos contextos econômico, social e laboral dos estudantes.
Quintas da EPT – O projeto “Quintas da EPT – Seminários Técnicos em Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica” é uma série de lives que discute 16 estudos presentes no livro “Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica: um campo em construção”. O debate é conduzido pela Diretoria de Estudos Educacionais do Inep e ocorre todas as quintas-feiras, às 10h (horário de Brasília), no canal do Instituto no YouTube. Nas transmissões são discutidos referenciais teórico-metodológicos sobre a avaliação da educação profissional, com o intuito de construir diálogos e propostas voltados para o tema.
Assessoria de Comunicação Social do Inep