Notícias
ESTUDOS EDUCACIONAIS
Avaliação do egresso revela melhor condição de trabalho
Estudo foi apresentado por Inês Filipa Pereira e Daniela Papelbaum, ambas do Departamento Nacional do Senac. Foto: Quintas da EPT/Reprodução.
O objetivo da live Quintas da EPT, realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é discutir os diversos estudos presentes no livro “Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica: um campo em construção”. Semanalmente, o seminário tem apresentado temas que despertam diálogos e reflexões sobre o assunto. Na edição desta quinta-feira, 6 de maio, foi debatido o artigo “Avaliação Nacional do Egresso do Senac e Inserção no Mercado de Trabalho”. O estudo revela os benefícios que os cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) proporcionam aos egressos em relação às condições e oportunidades de trabalho.
A pesquisa investiga o tipo de vínculo empregatício, no período da pesquisa; a condição de trabalho do egresso; a ocupação e a renda mensal própria e familiar. Também apura a relação do curso do Senac com o trabalho, assim como a contribuição do curso para a obtenção do emprego ou da atividade remunerada.
O estudo aponta que os resultados relativos à percepção de benefícios sinalizam um maior nível de confiança dos egressos ao concorrerem a uma vaga de emprego, terem uma possibilidade de trabalho ou aumentarem suas condições de empregabilidade. De acordo com o indicador de inserção, que mede os egressos no mercado de trabalho a partir do curso do Senac, 62% das pessoas que iniciam o curso desocupadas conseguem trabalho durante ou após o curso, em diversos segmentos econômicos.
Com relação aos benefícios profissionais, 35% dos egressos informaram ter aumentado o salário após o curso profissional. Outros 24% mudaram de área de atuação e 18% foram promovidos no trabalho. Além disso, 90% se sentem mais preparados para trabalhar, tanto no caso de quem estava empregado quanto de quem estava desempregado.
Pesquisa – Os resultados da pesquisa são fundamentados em uma base de dados de alunos primária, advinda dos sistemas educacionais regionais do Senac, uma vez que não há um censo que contemple todas as informações referentes à educação profissional. O estudo foi apresentado pela gerente de Pesquisa e Avaliação Educacional do Departamento Nacional do Senac, Inês Filipa Pereira, e Daniela Papelbaum, gerente de Desenvolvimento Educacional, também do Departamento Nacional do Senac.
O próximo estudo apresentado na live Quintas da EPT será “Avaliação externa da educação profissional: a experiência do Spaece Técnico no Ceará”. A transmissão ocorrerá quinta-feira, 13 de maio, às 10h (horário de Brasília), no canal do Inep no YouTube.
Quintas da EPT – O projeto “Quintas da EPT – Seminários Técnicos em Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica” é uma série de lives que discute 16 estudos presentes no livro “Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica: um campo em construção”. O debate é conduzido pela Diretoria de Estudos Educacionais do Inep e ocorre todas as quintas-feiras, às 10h (horário de Brasília), no canal do Instituto no YouTube. Nas transmissões são discutidos referenciais teórico-metodológicos sobre a avaliação da educação profissional, com o intuito de construir diálogos e propostas voltados para o tema.
Assessoria de Comunicação Social do Inep