Notícias
Notícias Enem
Tudo que você precisa saber sobre o Enem
26 de agosto de 1999
Tudo que você precisa saber sobre o Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está marcado para o próximo domingo, 29 de agosto. Participarão do exame 346.819 candidatos. São Paulo é o estado com o maior número de inscritos: 150.310.
As provas terão quatro horas de duração, com início às 13 horas (horário de Brasília). Os participantes deverão comparecer aos locais de provas com antecedência, para evitar transtornos de última hora.
As provas do Enem estão divididas em duas partes: uma de redação e outra de conhecimentos gerais, composta de 63 questões de múltipla escolha.
O que levar para fazer as provas?
Comprovante de inscrição (ou o comprovante de pagamento da mesma, caso não o tenha recebido pelos Correios) e documento de identidade.
É preciso levar, ainda, o cartão-resposta do questionário socioeconômico, caneta esferográfica azul ou preta, lápis e borracha.
O exame é individual e não serão permitidas consultas. É proibido o uso ou porte de "headphone", celular, "pager", calculadora ou similar.
Por motivo de segurança, os participantes só poderão ausentar-se da sala de prova uma hora após o início do exame.
Os candidatos devem tomar alguns cuidados no preenchimento do gabarito, pois não serão computadas questões que contenham mais de uma resposta, emenda ou rasuras.
O que é o Enem?
O Enem é uma avaliação inovadora, criada pelo Ministério da Educação para avaliar competências e habilidades desenvolvidas pelos alunos ao término da escolaridade básica. Ao contrário das avaliações tradicionais, que exigem a memorização de conteúdos, o Enem estimula a escola a desenvolver habilidades e competências com as quais os alunos possam assimilar informações e utilizá-las em contextos adequados, servindo-se dos conhecimentos adquiridos para a tomada de decisões.
Baseado em metodologia criteriosa, o Enem avalia se o jovem é capaz de: dominar diferentes linguagens; compreender fenômenos naturais e sociais; solucionar problemas simples e complexos; organizar informações e conhecimentos em situações concretas, para a construção de argumentações consistentes e a elaborar propostas de intervenção na realidade. A concepção do Enem está mais próxima da reforma do ensino médio e das tendências internacionais, que destacam a importância da formação geral na educação básica.
Locais de provas
O Enem será aplicado em 162 municípios brasileiros, incluídas todas as capitais. Ao todo, serão 282 locais de provas.
O Inep já enviou para a casa dos inscritos um cartão indicando o local de prova, juntamente com o questionário-pesquisa do Enem, que deve ser respondido e entregue no dia do exame.
Quem não recebeu o cartão de confirmação da inscrição pode fazer as provas do mesmo jeito, apresentando o comprovante de inscrição e a carteira de identidade.
Para descobrir onde deverá fazer as provas, basta dirigir-se à agência dos Correios onde realizou a inscrição, que haverá uma lista disponível; ou acessar o endereço do Inep na Internet (www.inep.gov.br/enem) e digitar seu nome; ou, ainda, discar para o serviço "Fala,Brasil!", do MEC, no telefone 0800-616161, para obter a informação.
Atendimento especial
Em todos os municípios, haverá locais de provas com sala para atendimento especial. Nestas salas, serão atendidos ainda os alunos cujos nomes não estiverem cadastrados na lista de inscritos. Neste caso, o aluno deverá chegar um pouco antes dos demais candidatos, apresentando-se à coordenação do local, portando documento de identidade e comprovante da ficha de inscrição.
Resultados estarão prontos em novembro
Os resultados do Enem ficarão prontos na primeira quinzena do mês de novembro. Todos os participantes receberão, em casa, um boletim com seu desempenho no exame, como também uma nota e sua interpretação para cada um das cinco competências avaliadas.