Notícias
ENEM
Termina o segundo dia do Enem 2021
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) encerrou, às 18h30 (horário de Brasília) deste domingo, 28 de novembro, a aplicação regular do segundo dia de Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 — versões impressa e digital. Os participantes realizaram provas de ciências da natureza e suas tecnologias — química, física e biologia — e matemática e suas tecnologias. O Inep divulgará os gabaritos até a próxima quarta-feira, 1º de dezembro, conforme previsto em edital.
As pessoas que solicitaram tempo adicional de prova e tiveram os pedidos aprovados podem finalizar as provas após as 18h30. Mães em período de amamentação têm direito a tempo adicional de 60 minutos. O mesmo vale para participantes com transtornos funcionais específicos, como dislexia, discalculia e deficit de atenção. Já os inscritos que solicitaram recurso de videoprova em Língua Brasileira de Sinais (Libras) podem terminar o exame até as 20h30.
Balanço da aplicação – O ministro da Educação, Milton Ribeiro, e o presidente do Inep, Danilo Dupas, apresentarão o balanço da aplicação do segundo dia de Enem 2021, em coletiva de imprensa, nesta segunda-feira, 29 de novembro, às 16h (horário de Brasília), na sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília. A coletiva será transmitida ao vivo pelo canal da TV Brasil no YouTube.
Reaplicação – Quem não compareceu ao exame por estar com sintomas de doenças infectocontagiosas previstas nos editais do Enem 2021 (impresso e digital) poderá solicitar a reaplicação por meio da Página do Participante, no período de 29 de novembro a 3 de dezembro. Será necessário anexar documentação que comprove a condição de saúde.
O prazo de solicitação para reaplicação também vale para as pessoas afetadas por problemas logísticos, de infraestrutura ou por outras ocorrências previstas em edital. Entre as situações que possibilitam a realização das provas em nova data estão: desastres naturais que prejudicaram a aplicação do exame devido ao comprometimento da infraestrutura do local; falta de energia elétrica que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural; falha no dispositivo eletrônico fornecido ao participante ou erro de execução de procedimento de aplicação que incorra em comprovado prejuízo ao inscrito.
Quem tiver a solicitação aprovada poderá participar da reaplicação, que ocorrerá nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022. Nessas datas, o Inep também aplicará o exame para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL) 2021 e para os participantes que se inscreveram entre 14 e 26 de setembro, após nova oportunidade destinada às pessoas isentas da taxa de inscrição que faltaram ao Enem 2020.
Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni).
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
Confira os editais do Enem 2021
Acesse a página de perguntas frequentes do Enem
Acesse a Página do Participante
Assessoria de Comunicação Social do Inep