Notícias
ENEM
Termina aplicação regular do segundo dia de provas
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) encerrou, às 18h30 (horário de Brasília) deste domingo, 24 de janeiro, a aplicação das provas regulares do segundo dia da versão impressa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. Os participantes realizaram provas de ciências da natureza e suas tecnologias, assim como de matemática e suas tecnologias.
Em casos específicos, participantes que solicitaram atendimento especializado e tiveram as solicitações aprovadas poderão finalizar as provas após as 18h30. Mães em período de amamentação contam com tempo adicional de 60 minutos. O mesmo vale para participantes com transtornos funcionais específicos, como dislexia, discalculia e deficit de atenção. Já os inscritos que solicitaram recurso de videoprova em Língua Brasileira de Sinais (Libras) poderão terminar o exame até as 20h30.
A aplicação do Enem 2020 impresso começou no último domingo, 17 de janeiro. Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na próxima quarta-feira, 27 de janeiro, como previsto no edital. Além da versão impressa, o Inep aplicará também o Enem Digital 2020, nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.
Reaplicação – Os inscritos que se sentiram prejudicados por incidentes logísticos durante a aplicação do exame poderão solicitar reaplicação. O pedido deverá ser feito entre os dias 25 e 29 de janeiro, pela Página do Participante, na qual o inscrito também deverá consultar o resultado da solicitação. Os casos serão julgados, individualmente, pelo Inep. A reaplicação do Enem 2020 ocorrerá em 23 e 24 de fevereiro, mesma data em que se dará a aplicação para pessoas privadas de liberdade, o Enem PPL.
Pessoas que não compareceram ao segundo dia de aplicação, em virtude do diagnóstico de COVID-19 ou de outra doença infectocontagiosa prevista no edital, também poderão solicitar a participação na reaplicação das provas. O Inep receberá e analisará esses pedidos, como previsto em edital.
Enem – Realizado anualmente pelo Inep desde 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar ao final da educação básica. A estrutura do exame conta com uma redação e 45 questões em cada prova das quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias.
Acesse a Página do Participante
Assessoria de Comunicação Social do Inep