Notícias
Enem
Supervisores da correção da Redação do Enem 2017 serão capacitados neste sábado
Neste sábado, 21, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e a Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp) promovem um encontro nacional dos supervisores da correção da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na ocasião, 32 coordenadores vão capacitar os 388 supervisores do processo de correção. A Vunesp já selecionou os 8.448 avaliadores que vão corrigir os textos do Exame. A capacitação será realizada em 14 estados.
O objetivo é alinhar a equipe de supervisores para as próximas etapas do processo: os treinamentos presenciais e a própria correção. Os treinamentos presenciais de supervisores e avaliadores serão realizados em novembro, após a aplicação das prova. Isso permitirá que todos os envolvidos no processo de correção - que já passaram por uma capacitação a distância nos meses de agosto e setembro - sejam treinados a partir das especificidades do tema do Enem 2017, que será revelado apenas em 5 de novembro, data da aplicação da redação.
Nesta segunda-feira, 16, Inep divulgou a Cartilha do Participante – Redação no Enem 2017 em seu portal. Publicada anualmente, a “Cartilha da Redação”, como também é conhecida, foi aprimorada para tornar a metodologia de avaliação da redação mais transparente. Também está mais evidente o que se espera do participante em cada uma das competências avaliadas. Não haverá novidades na forma de correção da redação no Enem 2017. A única mudança é a aplicação no primeiro dia de provas, 5 de novembro. O objetivo foi concentrar no mesmo dia a demanda cognitiva verbal e sociocultural do participante, uma vez que, no primeiro domingo, as áreas examinadas serão Linguagens, Redação e Ciências Humanas.
A Cartilha detalha todas as competências avaliadas e explica quais critérios serão utilizados nas correções dos textos. Além disso, traz oito redações que obtiveram pontuação máxima no Enem 2016, com comentários. A ideia é apresentar exemplos positivos que contemplaram todos os critérios máximos de correção pelos diferentes corretores. No ano em que estreia um novo recurso de acessibilidade para surdos e deficientes auditivos, a Videoprova Traduzida em Língua Brasileira de Sinais (Libras), o Enem estreia também sua primeira Cartilha do Participante – Redação no Enem 2017 em Libras. Ao todo, são 26 vídeos, com todo o conteúdo da cartilha tradicional. A Cartilha da Redação em Libras está disponível no perfil do Inep no YouTube.
Regras – A prova de redação exige a produção de um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política. Os aspectos a serem avaliados relacionam-se às competências que devem ter sido desenvolvidas durante os anos de escolaridade. Nessa redação, o participante deverá defender uma tese – uma opinião a respeito do tema proposto –, apoiada em argumentos consistentes, estruturados com coerência e coesão, formando uma unidade textual. O texto deve ser redigido de acordo com a modalidade escrita formal da língua portuguesa. Também é preciso elaborar uma proposta de intervenção social para o problema apresentado no desenvolvimento do texto que respeite os direitos humanos.
Correção – A redação do Enem é corrigida por, pelo menos, dois avaliadores, de forma independente, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. O desempenho do participante é avaliado de acordo com as cinco competências. Cada avaliador atribuirá uma nota entre 0 e 200 pontos para cada uma das cinco competências, e a soma desses pontos comporá a nota total de cada avaliador, que pode chegar a 1.000 pontos. A nota final do participante será a média aritmética das notas totais atribuídas.
Competência 1 - Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.
Competência 2 - Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
Competência 3 - Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 - Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Competência 5 - Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Clique aqui para acessar a Cartilha do Participante – Redação no Enem 2017
Clique aqui para acessar a Cartilha do Participante – Redação no Enem 2017 em Libras
Assessoria de Comunicação Social