Notícias
ENEM
Saiba como recuperar senha para solicitar isenção no Enem
O período para solicitar a isenção da taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 começa em 17 de abril. Entretanto, os isentos que não compareceram aos dois dias de prova em 2022 precisam justificar a ausência, caso desejem participar da próxima edição gratuitamente. Para realizar esses procedimentos (até o dia 28 deste mês), os interessados devem acessar a Página do Participante, com o login único da plataforma Gov.br. No caso de não lembrar a senha da conta cadastrada, é possível recuperá-la.
Basta acessar a página acesso.gov.br, digitar o CPF e clicar em “Avançar”. Em seguida, selecione a opção “Esqueci minha senha”. Feito isso, aparecerão diversas formas de recuperar a conta (o participante deve selecionar uma das alternativas para gerar uma nova senha). São elas:
- Por meio de aplicativos, como o Meu gov.br, ou de bancos credenciados;
- Pelo internet banking;
- Por e-mail;
- Por mensagem de texto (SMS).
Acessibilidade – O Inep disponibilizou duas versões do edital de isenção da taxa de inscrição no Enem 2023 e da justificativa de ausência no Enem 2022, voltadas para participantes com deficiência. A primeira, em Língua Brasileira de Sinais (Libras), e a segunda, com adaptações para deficientes visuais – uma novidade da edição deste ano. As medidas fazem parte da Política de Acessibilidade e Inclusão do Instituto, que visa ampliar as oportunidades de participação da sociedade em seus exames e avaliações.
Orientações – O portal da Autarquia conta com uma página em que é possível encontrar as principais orientações para os participantes do Enem. Há também uma seção destinada às perguntas frequentes sobre o exame. Com isso, os interessados podem conferir os questionamentos mais comuns e os respectivos esclarecimentos.
Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do Exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
Acesse o edital que trata da isenção e da justificativa de ausência no Enem
Acesse a playlist do edital em Libras
Acesse a versão do edital adaptada para o Dosvox
Acesse a página de orientações do Enem
Acesse a página de perguntas frequentes do Enem
Acesse a Página do Participante
Assessoria de Comunicação Social do Inep