Notícias
ENEM
Saiba como garantir um bom desempenho na redação
Além de apresentar importantes orientações para a construção de uma boa redação, a cartilha traz exemplos de textos do Enem 2019 que obtiveram nota máxima. O objetivo é que os participantes possam conhecer na prática como essas orientações devem ser utilizadas.
Conheça as cinco competências a serem avaliadas na redação:
- Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
- Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
- Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
- Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
- Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Regras – A prova de redação exige a produção de um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política. Os aspectos a serem avaliados relacionam-se às competências que devem ter sido desenvolvidas durante os anos de escolaridade. No exame, o participante deverá defender uma tese — uma opinião a respeito do tema proposto —, apoiada em argumentos consistentes, estruturados com coerência e coesão, formando uma unidade textual. O texto deve ser redigido de acordo com a modalidade escrita formal da língua portuguesa. Também é preciso elaborar uma proposta de intervenção social para o problema apresentado no desenvolvimento do texto, que respeite os direitos humanos.
Nota zero – Além das orientações gerais para escrever um bom texto, o Inep destaca na cartilha os cinco motivos que levam à nota zero na redação:
- fuga ao tema proposto ou tipo textual diferente do dissertativo-argumentativo;
- desrespeito à seriedade do exame, com uso de impropérios ou outras formas de anulação da redação;
- cópia integral de textos motivadores ou do Caderno de Questões;
- presença de parte deliberadamente desconectada do texto;
- texto escrito em língua estrangeira, ilegível ou com menos de 7 linhas.
O que evitar – O material disponível do portal do Inep também traz importantes orientações sobre os principais erros cometidos pelos participantes nas redações, como, por exemplo, fuga ou tangenciamento ao tema da redação e ausência de características do tipo textual dissertativo-argumentativo. É importante estar atento para não utilizar gírias ou linguagem coloquial no texto. Além disso, a proposta de intervenção que desrespeitar os direitos humanos terá nota zero na competência 5.
Acessibilidade – Reafirmando o compromisso de acessibilidade com o público do Enem, o Inep agora avalia, por meio de banca especializada, as redações dos participantes que apresentam transtornos do espectro autista (TEA). Serão adotados critérios que levem em conta questões linguísticas específicas relacionadas ao autismo. A cartilha do participante traz ainda um tópico especialmente dedicado aos participantes surdos ou com deficiência auditiva, bem como para os inscritos com dislexia, em que são apresentadas as especificidades da avaliação das redações desses respectivos públicos. O Enem Digital, entretanto, em sua primeira edição, não oferece atendimento especializado. Participantes que precisavam de recursos de acessibilidade fizeram o Enem impresso.
Caneta preta – Os participantes do Enem 2020 Digital devem usar apenas caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. A caneta também é exigida na versão digital porque a redação é escrita à mão, no mesmo molde da versão impressa do exame. Nenhum outro material será permitido permanecer sobre a mesa dos inscritos. Qualquer tipo de caneta fora dos padrões previstos no edital, ou ainda lápis e lapiseira, deverá ser guardado dentro da embalagem porta-objetos fornecida pelo aplicador, devidamente lacrada e acomodada embaixo da cadeira dos participantes.
Acesse “A redação do Enem 2020 – Cartilha do Participante”
Acesse a Página do Participante
Assessoria de Comunicação Social do Inep