Notícias
Enem
Saiba como funciona a logística do Enem
A equipe de logística do exame concluiu a entrega das provas nos locais de aplicação às 11h08 (horário de Brasília) deste domingo. Imagem: Acervo Correios
Neste domingo, 13 de novembro, ocorre o primeiro dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. A equipe de logística do exame concluiu a entrega das provas nos locais de aplicação às 11h08 (horário de Brasília) deste domingo. A realização do exame conta com o envolvimento de quase meio milhão de pessoas, entre os processos de elaboração, impressão, armazenamento, distribuição e aplicação das provas .
O Enem teve cerca de 3.4 milhões de inscritos confirmados em 2022 nas 27 unidades da Federação e em 1.747 municípios de aplicação. Aproximadamente 11 mil locais de prova serão utilizados na aplicação do exame, em cerca de 12 mil coordenações, o que representa cerca de 153 mil salas. Entre os profissionais envolvidos, teremos em torno de 30 mil fiscais volantes, 44 mil fiscais de banheiro, 12 mil coordenadores de local, 153 mil chefes de sala. Além disso, farão parte da aplicação por volta de 1800 coordenadores municipais, 44 coordenadores estaduais, 12 mil assistentes de local, 44 mil aplicadores regulares e 15 mil aplicadores especializados.
Para atuar no Enem, todos os profissionais passam por capacitação, com o intuito de padronizar os procedimentos . O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realiza treinamentos diferentes para colaboradores estaduais, coordenadores municipais, coordenadores de local de prova, aplicadores regulares e especializados, ficais, certificadores, policiais, bombeiros, corretores de redação, entre outros.
Por medida de segurança, todas as etapas do Enem são monitoradas pelo Inep, desde a publicação do edital até a divulgação dos resultados. Essa equipe da Autarquia é responsável pela gestão de riscos do exame, composta por um planejamento cauteloso de intercorrência possíveis e planos de ação.
Armazenamento – Como as provas do Enem ficam prontas no início do segundo semestres, os instrumentos ficam armazenados em galpões logísticos de segurança máxima. As provas são guardadas em containers desmontáveis leves (CDL), separados por município de aplicação.
Regionalização – A etapa seguinte da logística é a regionalização das provas, que consiste na expedição dos instrumentos para as capitais das 27 unidades da Federação. Esse procedimento é realizado com escolta da Polícia Militar ou da Polícia Rodoviária Federal, que encaminham as provas para galpões logísticos de segurança máxima, onde ficam sob vigilância até o dia da aplicação ou até a interiorização para unidade de distribuição.
Interiorização – Consiste no envio dos malotes para os pontos de guarda temporária nos municípios onde ocorrerá a aplicação, sempre com escolta policial e aparato de dispositivos de segurança para preservação do sigilo.
Distribuição — A logística de distribuição das provas envolve profissionais dos Correios, da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Militar e da Polícia Civil de todos os estados. Esse trabalho conta com profissionais de transporte, segurança e distribuição.
Vale lembrar que todos os malotes têm lacres físicos, instalados ainda na gráfica de impressão das provas, e abertos no local de aplicação. A abertura desses malotes só pode ocorrer às 13h (horário de Brasília), após o fechamento dos portões dos locais de provas, na presença de um certificador da Rede Nacional de Certificadores (RNC) e de dois participantes escolhidos de maneira aleatória .
Logística Reversa – Ao término da aplicação ocorre a logística reversa, que consiste no recolhimento dos malotes com o Cartão-Resposta, folha de redação e outros documentos com as folhas de presença. Esses materiais são enviados para as centrais de correção do consórcio aplicador, sob escolta militar e monitoramento do transporte por satélite, com um sistema de segurança máxima da carga transportada.
Na sequência, o consórcio aplicador corrige as provas. Com a nota da redação e os resultados das questões objetivas, o Inep processa o resultado, originando o Boletim de Desempenho, disponibilizado na Página do Participante, em janeiro do ano seguinte à aplicação.
Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni), ambas ações do Ministério da Educação (MEC).
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
Confira o Press kit do Enem 2022
Confira os editais do Enem 2022