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Resultados do Enem 2016 estão liberados para consulta
Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 já podem consultar seus resultados individuais na Página do Participante do Enem ou no aplicativo Enem 2016. Para acessar as notas é preciso informar o CPF e a senha cadastrada no ato da inscrição. Também está aberta a Consulta Pública que dará aos cidadãos brasileiros a oportunidade de opinar sobre o exame.
Os resultados gerais do Enem 2016 foram apresentados pela presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Fini; o Ministro da Educação, Mendonça Filho; e a secretária executiva do MEC, Maria Helena Guimarães Castro durante coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira, 18, no Ministério da Educação.
Para os menores de 18 anos, que participam do Enem para fins exclusivos de autoavaliação, os resultados serão publicados em 60 dias, conforme previsto no edital. As provas objetivas foram corrigidas com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI).
Consulta Pública – De hoje, 18, a 10 de fevereiro de 2017, os brasileiros poderão participar da Consulta Pública sobre o Enem. Para opinar, é preciso acessar o endereço www.inep.gov.br e informar o CPF. Serão três perguntas objetivas - que abordam alternativas de mudanças dos dias de aplicação de provas e possibilidade de aplicação por computador – e uma pergunta discursiva na qual o cidadão poderá dar sugestões para aprimoramento do exame.
As perguntas foram baseadas em uma consulta prévia a psicometristas e estatísticos do Inep, além de renomados especialistas em educação de fora da instituição. “Para perguntar se o cidadão prefere a prova em um dia, por exemplo, foi feito um estudo que oferece garantias para essa possibilidade e, portanto, respalda nossa decisão de fazer essa pergunta na Consulta Pública”, explicou Maria Inês Fini. Para Mendonça Filho a Consulta é relevante por buscar a opinião, principalmente, dos estudantes. “Tomaremos as decisões com respaldo daqueles que são os mais afetados na aplicação de um exame como o Enem”, afirmou.
RESULTADOS GERAIS
Média Total - Considerando a média total, os participantes obtiveram as maiores médias em Ciências Humanas e suas Tecnologias (533,5), seguido de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias (520,5), Matemática e suas Tecnologias (489,5) e, por último, Ciências da Natureza e suas Tecnologias (477,1).
Média Concluintes - A média dos concluintes, aqueles participantes que terminaram o Ensino Médio em 2016, foi ligeiramente superior, mas manteve a ordem de dificuldade. A maior média também foi em Ciências Humanas e suas Tecnologias (536), seguida de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias (523,1), Matemática e suas Tecnologias (493,9) e Ciências da Natureza e suas Tecnologias (482,3).
Desempenho Máximo e Desempenho Mínimo - A maior nota do Enem 2016 foi em Matemática e suas Tecnologias (991,5) e a mais baixa em Linguagens e Códigos e suas Tecnologias (287,5).
RESULTADOS POR ÁREA DE PROFICIÊNCIA
Ciências Humanas e suas Tecnologias - A maioria dos que realizaram as provas, 2.867.265 alcançaram notas entre 500 e 600 pontos. Apenas 600 participantes alcançaram notas entre 800 e 900 e 1.804 tiveram nota zero. A média nacional foi 536.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias - A maioria dos participantes, 3.234.551, alcançaram notas entre 400 e 500 pontos. Apenas 632 alcançaram notas entre 800 e 900 e 3.109 tiveram nota zero. A média nacional foi 482,3.
Linguagens e Códigos e suas Tecnologias - A maioria dos participantes, 2.898.637, alcançaram notas entre 500 e 600 pontos. Apenas um participante obteve nota entre 800 e 900 e 3.862 tiveram nota zero. A média nacional foi 523,1.
Matemática e suas Tecnologias - A maioria dos participantes, 2.430.115, alcançaram notas entre 400 e 500 pontos. Apenas 3.747 participantes alcançaram nota entre 800 e 900 e 5.734 tiveram nota zero. A média nacional foi 493,9.
RESULTADOS EM REDAÇÃO
Na prova de redação, a maioria dos participantes, 1.987.251, obteve nota entre 501 e 600. Apenas 77 participantes conseguiram nota 1000e 291.806 zeraram a prova ou tiveram a Redação anulada.
Das anuladas, a maioria, 206.127, foi em função de não comparecimento ao segundo dia ou apresentação da redação em branco. Das redações que tiraram zero, os principais motivos foram: fuga ao tema (46.874), parte desconectada (13.276), cópia de texto motivador (8.325), texto insuficiente (7.348) e não atendimento ao tipo textual (3.615). Por ferirem os Direitos Humanos, foram anuladas 4.798 redações.
CERTIFICAÇÃO
Apenas 79.814 (7,7%) daqueles 1.033.761 que solicitaram certificação do Ensino Médio por meio do Enem atingiram a nota mínima em todas as áreas: 450 nas provas objetivas e 500 na redação. No caso do Enem para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL), 3.620 (6,7%) dos 42.331 que solicitaram certificação vão obter o diploma.
AUSÊNCIAS E ELIMINAÇÕES
Enem 2016 Regular - Dos 8.630.306 inscritos no Enem 2016, 2.518.976 (29,19%) se ausentaram no primeiro dia de provas e 2.667.899 (30,91%) faltaram ao segundo dia. Quando se consideram os dois dias juntos, foram 2.494.294 (28,90%) faltantes. Além disso, 3.942 (0,05%) foram eliminados no primeiro dia e 4.780 (0,06%), no segundo dia. Em função das ocupações em escolas e universidades, 265.412 (3,08%) inscritos tiveram a aplicação postergada. A maioria das eliminações no Enem 2016 foi em função de:
- 44,35% - Não marcar o tipo de prova e não escrever a frase ou marcar mais de um tipo de prova e não escrever a frase;
- 19,77% - Portar lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos e anotações;
- 9,10% - Ausentar-se da sala de provas sem o acompanhamento de um aplicador, ou ausentar-se em definitivo antes de decorridas duas horas;
- 7,41% - Portar, após ingressar na sala de provas, qualquer tipo de equipamento eletrônico ou de comunicação;
Enem 2016 PPL – Dos 54.317 inscritos no Enem 2016, 15.7436 (28,98%) faltaram ao primeiro dia de provas e 18.021 (33,18%) faltaram ao segundo dia. Além disso, 38 pessoas (0,07%) foram eliminadas no primeiro dia e 37 (0,07%), no segundo dia.
ENTENDA A TEORIA DE RESPOSTA AO ITEM (TRI)
Na Teoria de Resposta ao Item o número de acertos corresponde à média final. A TRI qualifica o item de acordo com os seguintes parâmetros:
- Poder de discriminação: capacidade de um item distinguir os participantes que têm a proficiência requisitada daqueles quem não a têm
- Grau de dificuldade.
- Possibilidade de acerto ao acaso, ou seja, de “chute”
O número de questões por nível de dificuldade em cada prova e as demais características dessas questões refletem-se no resultado. Acertar um número maior de itens em uma área não significa, necessariamente, ter uma proficiência maior do que em outra, cujo número de acertos foi inferior.
Como a TRI pressupõe que um candidato com certo nível de proficiência tende a acertar os itens de nível de dificuldade menor e errar aqueles com nível de dificuldade maior, o padrão de respostas do participante é levado em consideração no cálculo do desempenho. Como a TRI não tem um limite, inferior ou superior, padrão entre as áreas de conhecimento, as notas dos participantes não variam entre zero e mil. Elas podem ultrapassar os mil pontos.
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Assessoria de Comunicação Social