Notícias
ENEM
Resultado de pedidos de atendimento serão divulgados em 3/7
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgará, na próxima segunda-feira, 3 de julho, na Página do Participante, o resultado das solicitações de atendimento especializado e tratamento por nome social no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. A data de divulgação, que antes seria no dia 26 de junho, foi retificada em publicação no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira, 27 de junho.
Confira o cronograma com as novas datas:
Atendimento especializado e tratamento por nome social |
Resultado |
3 de julho |
Recurso |
3 a 7 de julho |
|
Resultado do recurso |
11 de julho |
O Inep oferece atendimento especializado para participantes com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, transtorno do espectro autista, discalculia. Gestantes, lactantes, idosos e/ou pessoas com outra condição específica também podem ser contempladas.
Recurso – Após a divulgação dos resultados, os participantes com o pedido negado poderão solicitar recurso de 3 a 7 de julho, por meio da Página do Participante, com envio de novo documento que comprove a condição que motiva a solicitação de atendimento. O mesmo prazo vale para o participante que teve o pedido de tratamento por nome social recusado. O resultado dos recursos será divulgado no dia 11 de julho. A nova documentação deve conter as correções, conforme inconsistências apontadas na Página do Participante.
Enem – A edição de 2023 marca os 25 anos do Enem desde a sua primeira aplicação, em 1998. O exame avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
Acesse a Página do Participante
Acesse a playlist do edital em Libras
Acesse a versão do edital adaptada para deficientes visuais
Acesse a página de orientações do Enem