Notícias
ENEM
Resultado de atendimento especializado disponível
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta segunda-feira, 3 de julho, na Página do Participante, o resultado das solicitações de atendimento especializado e tratamento por nome social no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023.
Os participantes que tiveram o pedido negado podem solicitar recurso até as 23h59 (horário de Brasília) da próxima sexta-feira, 7 de julho, por meio da Página do Participante, com envio de novo documento que comprove a condição que motiva a solicitação de atendimento. O mesmo prazo vale para o participante que teve o pedido de tratamento por nome social recusado. O resultado dos recursos será divulgado no dia 11 deste mês.
Recurso – Para solicitar recurso, o participante deve enviar nova documentação informando nome completo, descrição do diagnóstico, código da Classificação Internacional de Doença (CID 10). No documento, deve constar assinatura e identificação do profissional responsável, com respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou do órgão competente.
Em caso de reprovação do pedido de tratamento por nome social, o participante poderá também solicitar recurso e inserir novos documentos para análise: foto atual, nítida, individual, colorida, com fundo branco; e cópia digitalizada, frente e verso, de um dos documentos de identificação oficiais com foto, válido.
Enem – A edição de 2023 marca os 25 anos do Enem desde a sua primeira aplicação, em 1998. Neste ano, o exame será aplicado nos dias 5 e 12 de novembro, nas 27 unidades da Federação. O Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
Assessoria de Comunicação Social do Inep