Notícias
Notícias Enem
Redação aborda efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil
Na edição de 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a prova de redação, aplicada neste domingo, 27, tem como tema "Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil". Como no ano passado, os candidatos terão acesso ao espelho da correção somente para fins pedagógicos.
A redação do aluno será avaliada por dois corretores independentes. A discrepância entre as notas de ambos não pode ultrapassar 100 pontos — no ano passado, o limite era de 200 pontos. Se houver discrepância superior a 100, a redação passará por um terceiro corretor. Caso a diferença permaneça, o texto será submetido a uma banca de especialistas. Redações com discrepâncias maiores que 80 pontos entre as competências avaliadas também serão analisadas por um terceiro corretor.
Na correção da redação, cinco competências são avaliadas:
- Domínio da norma padrão da língua escrita
- Compreensão da proposta de redação e aplicação dos conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolvimento do tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo
- Capacidade de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
- Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação
- Elaboração de proposta de intervenção para o problema abordado, respeitados os direitos humanos
Para orientar os participantes, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, na segunda quinzena de agosto, o Guia do Participante: A Redação no Enem 2013, com exemplos de redações bem avaliadas.
Este ano, serão prontamente anuladas redações que contenham inserções indevidas ou fujam deliberadamente do tema proposto. Desvios gramaticais ou de convenções somente serão tolerados como excepcionalidade e não caracterizarem reincidência. Também serão passíveis de nota zero as redações entregues com:
- Folha em branco, ou seja, sem texto escrito
- Texto insuficiente, com menos de oito linhas, qualquer que seja o conteúdo
- Impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação
- Desrespeito aos direitos humanos
Além da prova de redação, cuja nota máxima é mil, os candidatos fizeram neste domingo, 27, provas de linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias, com 45 questões cada uma.
Assessoria de Comunicação Social do Inep