Notícias
ENEM
Recurso para atendimento especializado é até hoje (30)
Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 que tiveram a solicitação para atendimento especializado e recurso de acessibilidade indeferida têm até as 23h59 (horário de Brasília) desta sexta-feira, 30 de julho, para interpor recurso. O pedido deve ser realizado na Página do Participante, com inserção de novos documentos que comprovem a necessidade do atendimento. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgará o resultado da análise no dia 4 de agosto.
A nova documentação deve informar nome completo do participante, descrição do diagnóstico, código da Classificação Internacional de Doença (CID 10). No documento, deve constar assinatura e identificação do profissional responsável, com respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou do órgão competente.
Quem solicitar recurso de tempo adicional deve informar no documento, de forma expressa, a necessidade do tempo a mais para a realização do exame, motivada por médico ou especialista, conforme condição, característica ou diagnóstico.
Os solicitantes de tempo adicional que tiverem a documentação aprovada terão mais 60 minutos em cada dia do exame. No caso do participante que solicitar o recurso de videoprova em Língua Brasileira de Sinais (Libras), o tempo adicional será de até 120 minutos.
O Inep oferece atendimento especializado para participantes com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, deficit de atenção, transtorno do espectro autista, discalculia, gestante, lactante, idoso e/ou pessoa com outra condição específica.
A novidade do Enem 2021 é que a versão digital do exame também oferecerá atendimentos especializados e recursos de acessibilidade, como tradutor-intérprete de Libras, prova com letra ampliada (fonte de tamanho 18 e com figuras ampliadas), prova com letra superampliada (fonte de tamanho 24 e com figuras ampliadas), tempo adicional e sala de fácil acesso.
Além disso, todos os participantes do Enem Digital que tiverem a solicitação de atendimento especializado aprovada pelo Inep poderão utilizar a funcionalidade de prova com contraste.
Nome social – Nesta sexta-feira, 30 de julho, o Inep divulgará, na Página do Participante, o resultado da solicitação de tratamento pelo nome social no Enem 2021. Caso o pedido tenha sido indeferido, o participante que se identifica e quer ser reconhecido socialmente em consonância com sua identidade de gênero (transexual, travesti ou transgênero) pode interpor recurso a partir da próxima segunda-feira, 2 de agosto, pela Página do Participante.
Será necessário apresentar novos documentos, como foto atual, nítida, individual, colorida, com fundo branco que enquadre desde a cabeça até os ombros, de rosto inteiro, sem uso de óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares). Além disso, o participante deve anexar cópia digitalizada (frente e verso) de um dos documentos de identificação oficiais com foto, válido, conforme preveem os editais do Enem 2021.
Aplicação – Neste ano, as duas versões do Enem 2021, impressa e digital, serão aplicadas nos mesmos dias, 21 e 28 de novembro. Elas também terão itens e tema da redação iguais.
Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio foi instituído em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Em 2009, o exame aperfeiçoou sua metodologia e passou a ser utilizado como mecanismo de acesso à educação superior. Desde 2020, o participante pode escolher entre fazer o exame impresso ou o Enem Digital, com provas aplicadas em computadores, em locais definidos pelo Inep.
Confira o edital do Enem 2021 impresso
Confira o edital do Enem 2021 impresso em Libras
Confira o edital do Enem 2021 digital
Confira o edital do Enem 2021 digital em Libras
Acesse a Página do Participante
Assessoria de Comunicação Social do Inep