Notícias
ENEM
Publicado edital para participantes do Jacarezinho (RJ)
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou o edital de reaplicação do segundo dia de Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 para os participantes que moram ou realizariam as provas em Jacarezinho, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). A medida visa a cumprir a determinação da 17ª Vara Federal do estado, para garantir a realização do exame aos prejudicados por uma operação policial na região, em 20 de novembro, dia da aplicação regular.
As regras para solicitar a reaplicação, que ocorrerá em 11 de janeiro de 2023, foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira, 20 de dezembro. Os principais requisitos são ter informado, na inscrição, o Jacarezinho como endereço ou ter o bairro como local de prova. Nesse sentido, é obrigatório anexar um comprovante de residência com Código de Endereçamento Postal (CEP) válido.
O prazo para entrar com o pedido, por meio da Página do Participante, começa na quarta (21) e termina na próxima terça-feira (27). As solicitações serão analisadas, individualmente, pelo Inep. Já os resultados serão disponibilizados em data a ser divulgada pelo Instituto. Vale destacar que quem compareceu no dia 20 de novembro mas que, ainda assim, realizará as provas em janeiro terá como resultado do 2º dia de exame o referente à reaplicação.
Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni), ambas ações do Ministério da Educação (MEC).
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.