Notícias
ENEM
Portões fechados para o primeiro dia de exame digital
A primeira aplicação do Enem Digital requer atenção redobrada dos participantes, que terão de lidar com um novo sistema de provas. Ao acessar o sistema, o participante deve ler e conferir todas as informações no botão “Instruções da prova”. Após autorização do chefe de sala, deverá inserir, utilizando o teclado virtual, acionado pelo mouse, a chave de acesso que estará impressa na folha de rascunho personalizada.
Neste primeiro dia, os inscritos terão cinco horas e 30 minutos para fazer as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, além da redação. A caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, também é exigida na versão digital, já que a redação será escrita à mão, no mesmo formato da versão impressa do exame. Qualquer outro tipo de caneta, ou ainda lápis e lapiseira, deverá ser guardado dentro do envelope porta-objetos fornecido pelo aplicador, antes de entrar em sala. O envelope deve ser devidamente lacrado e acomodado embaixo da cadeira dos participantes.
Adiamento – A versão digital do Enem 2020 não será aplicada aos participantes que realizariam as provas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP), em Macapá (AP), nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Os 111 inscritos que fariam o exame na instituição realizarão as provas nos dias 23 e 24 de fevereiro. Esses participantes não precisarão solicitar a reaplicação no sistema, visto que já estão confirmados na nova data. A decisão foi tomada após interdição do IFAP pela Defesa Civil do Amapá, em razão de problemas estruturais nos blocos onde seria aplicado o exame. A aplicação do Enem Digital está confirmada nos outros locais de provas da capital amapaense, para 671 participantes.
Os inscritos no Enem 2020 Digital que tiveram o exame adiado foram comunicados da alteração por e-mail e pela Página do Participante. O novo local será informado posteriormente, também pela Página do Participante, assim como para os 167.276 inscritos no Enem 2020 do Amazonas (impresso e digital) e dos municípios de Espigão D’Oeste e Rolim de Moura (impresso), em Rondônia, que não tiveram as provas aplicadas em função da pandemia de COVID-19.
Assista ao vídeo de orientações para fazer o Enem Digital 2020
Confira as orientações sobre o Enem Digital
Assessoria de Comunicação Social do Inep