Notícias
ENEM
Portões da reaplicação do exame abertos
Os portões serão fechados às 13h e a aplicação das provas iniciará às 13h30. No primeiro dia, os inscritos farão as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, além da redação. O término da aplicação das provas será às 19h. A reaplicação do Enem é direcionada aos participantes que tiveram problemas logísticos no dia da aplicação regular do exame, além daqueles que apresentaram sintomas ou diagnóstico de doenças infectocontagiosas na véspera ou no dia da prova, conforme previsto em edital.
Para os inscritos do Amazonas e dos municípios de Espigão D’Oeste e Rolim de Moura, ambos de Rondônia, que não puderam fazer o exame devido a decretos locais relacionados à pandemia de COVID-19, a aplicação das provas também ocorre nesta terça-feira. Da mesma forma, será aplicado o Exame Nacional do Ensino Médio para adultos privados de liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL).
Como em toda aplicação do Enem, é importante lembrar que a única caneta aceita para preencher o Cartão-Resposta é a esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente. Nenhum outro tipo será permitido sobre a mesa dos inscritos. Qualquer outro tipo de caneta, ou material de papelaria, deverá ser guardado dentro da embalagem porta-objetos fornecida pelo aplicador, devidamente lacrada e acomodada embaixo da cadeira dos participantes.
Documentos – É imprescindível a apresentação original de documento oficial com foto para fazer as provas. São válidos como documento oficial cédulas de identidade expedidas por instituições, como secretarias de Segurança Pública, polícias Militar e Federal ou Forças Armadas. Também será aceita a identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive no caso dos reconhecidos como refugiados, conforme a Lei n.º 9.474, de 22 de julho de 1997, que trata, dentre outras questões, do Estatuto dos Refugiados. A identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes e que, por lei, tenha validade como documento de identidade também poderá ser utilizada para identificar o participante.
Enem PPL – O exame é aplicado desde 2010 pelo Inep, em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública. As provas do Enem PPL ocorrem em dias úteis e têm o mesmo nível de dificuldade do Enem regular. A diferença é a aplicação, que acontece dentro de unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelos respectivos órgãos de administração prisional e socioeducativa de cada unidade da Federação.