Notícias
ENEM
Portões abertos para o segundo dia de reaplicação do Enem
Os participantes que realizarão a reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 já podem acessar os locais de prova. Os portões foram abertos às 12h (horário de Brasília) deste domingo, 16 de janeiro, e serão fechados às 13h. O início da aplicação das provas ocorrerá às 13h30. Também farão as provas os isentos que não compareceram ao Enem 2020 e que tiveram nova oportunidade para se inscrever na edição de 2021, além dos inscritos do Exame Nacional do Ensino Médio para adultos privados de liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL).
Ao acessar o local de aplicação do exame, os participantes devem seguir as orientações de prevenção contra a covid-19, estabelecidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), como higienizar as mãos e usar máscara constantemente.
No segundo dia de exame, os participantes resolverão questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, bem como de Matemática e suas Tecnologias. Serão cinco horas de provas, com encerramento às 18h30, exceto para participantes com atendimento especializado que prevê tempo adicional de prova.
Documentos – É imprescindível a apresentação original de documento oficial com foto para fazer as provas. São válidos como documento oficial cédulas de identidade expedidas por instituições, como secretarias de Segurança Pública, polícias Militar e Federal ou Forças Armadas. Também será aceita a identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive no caso dos reconhecidos como refugiados, conforme a Lei n.º 9.474, de 22 de julho de 1997, que trata, dentre outras questões, do Estatuto dos Refugiados. A identificação fornecida por ordens ou conselhos de classe e que, por lei, tenha validade como documento de identidade também poderá ser utilizada para identificar o participante.
Material – A única caneta aceita para preencher o Cartão-Resposta é a esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente. Nenhum outro tipo será permitido sobre a mesa dos participantes. Qualquer outro tipo de caneta, ou material de papelaria, deverá ser guardado dentro da embalagem porta-objetos fornecida pelo aplicador, devidamente lacrada e acomodada embaixo da cadeira dos participantes.
Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni), ambas ações do Ministério da Educação (MEC).
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso aos auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
Confira os editais do Enem 2021