Notícias
ENEM
Portões abertos para o segundo dia de exame
Ao acessar o local de aplicação do exame, os inscritos devem seguir as orientações de prevenção contra a COVID-19, estabelecidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), como higienizar as mãos e usar máscara constantemente.
No segundo dia de exame, os participantes resolverão questões de ciências da natureza e suas tecnologias, bem como de matemática e suas tecnologias. Serão cinco horas de provas, com encerramento às 18h30, exceto para participantes com atendimento especializado que prevê tempo adicional de prova. Conforme previsto em edital, só é permitido deixar o local após duas horas do início da aplicação, ou seja, às 15h30.
Documentos – É imprescindível a apresentação original de documento oficial com foto para fazer as provas. São válidos como documento oficial cédulas de identidade expedidas por instituições, como secretarias de Segurança Pública, polícias Militar e Federal ou Forças Armadas. Também será aceita a identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive no caso dos reconhecidos como refugiados, conforme a Lei n.º 9.474, de 22 de julho de 1997, que trata, dentre outras questões, do Estatuto dos Refugiados. A identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes e que, por lei, tenha validade como documento de identidade também poderá ser utilizada para identificar o participante.
Material – Como em toda aplicação do Enem, é importante lembrar que a única caneta aceita para preencher o Cartão-Resposta é a esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente. Nenhum outro tipo será permitido sobre a mesa dos inscritos. Qualquer outro tipo de caneta, ou material de papelaria, deverá ser guardado dentro da embalagem porta-objetos fornecida pelo aplicador, devidamente lacrada e acomodada embaixo da cadeira dos participantes.
Assessoria de Comunicação Social do Inep