Notícias
ENEM
Portões abertos para o segundo dia de aplicação
Os locais de aplicação do segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 tiveram os portões abertos às 11h30 (horário de Brasília) deste domingo, 24 de janeiro. Assim como no primeiro dia de aplicação da versão impressa, a entrada dos participantes começou mais cedo do que previsto no edital, para evitar aglomerações. O acesso aos locais termina às 13h e as provas começam às 13h30. O término da aplicação regular deste domingo será mais cedo, às 18h30, porque os participantes têm cinco horas para responder às 90 questões de ciências da natureza e matemática.
Documentos de identificação – Para acessar os locais de prova, é obrigatória a apresentação da via original de documento oficial de identificação com foto. Os participantes poderão apresentar cédulas de identidade expedidas por instituições, como secretarias de Segurança Pública, polícias Militar e Federal ou Forças Armadas. Também serão aceitos, de acordo com as especificações do edital, os seguintes documentos: identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive no caso dos reconhecidos como refugiados; Carteira de Registro Nacional Migratório; Documento Provisório de Registro Nacional Migratório; identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes e que, por lei, tenha validade como documento de identidade; passaporte, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Carteira de Trabalho e Previdência Social.
O participante impossibilitado de apresentar o documento de identificação original com foto, seja por motivo de extravio, perda, furto ou roubo, poderá realizar as provas, desde que apresente boletim de ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias da aplicação da prova ou submeta-se à identificação especial, voltada à coleta de informações pessoais, com o objetivo de comprovar a identidade do inscrito. Além dos documentos de identificação, será coletado dado biométrico do participante durante a realização das provas. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) também pode efetuar outros procedimentos de identificação nos dias de aplicação, caso julgue necessário.
Medidas de segurança – Devido à pandemia de COVID-19, o Inep adotou um conjunto de medidas preventivas para garantir uma aplicação segura aos inscritos. É obrigatório o uso de máscaras de proteção facial desde a entrada até a saída do local de provas, durante toda a aplicação.
O participante que não utilizar a máscara cobrindo totalmente o nariz e a boca, desde sua entrada até sua saída do local de provas, ou recusar-se, sem justificativa, a respeitar os protocolos de proteção contra a COVID-19, a qualquer momento, será eliminado do exame. As exceções são os casos previstos na Lei n.º 14.019, de 2020. Só será permitida a retirada da máscara para alimentação ou ingestão de líquidos. O participante poderá levar mais de uma máscara para troca ao longo do dia.
A higienização das mãos com álcool em gel, próprio ou fornecido pelo Inep, será obrigatória antes da entrada na sala de provas. Recipientes de álcool ficarão disponíveis durante toda a aplicação. A ida ao banheiro será permitida, desde que seja respeitada a distância prevista nos protocolos. A revista eletrônica nos locais de provas, com detector de metais, também respeitará os protocolos de prevenção.
A única caneta aceita para preencher o Cartão-Resposta é a esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente. Nenhum outro tipo será permitido sobre a mesa dos inscritos. Qualquer outro tipo de caneta, ou ainda lápis e lapiseira, deverá ser guardado dentro da embalagem porta-objetos fornecida pelo aplicador, devidamente lacrada e acomodada embaixo da cadeira dos participantes.
Acesse a Página do Participante
Confira as orientações para o exame
Assessoria de Comunicação Social do Inep