Notícias
ENEM
Portões abertos para o primeiro dia do Enem Digital
As provas serão aplicadas para 93.079 inscritos em 104 cidades brasileiras, já que não haverá aplicação para os 2.896 inscritos do Amazonas e os 111 participantes que fariam o exame no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP), em Macapá (AP). O Inep disponibilizou mais de 101 mil vagas para a versão digital do Enem. Ao todo, 96.086 pessoas confirmaram a participação.
Assim como na versão impressa do exame, o Inep adotou um conjunto de medidas preventivas para garantir uma aplicação segura para os participantes, devido à pandemia de COVID-19. Por isso, também será obrigatório o uso de máscaras de proteção facial durante toda a aplicação do Enem Digital.
No primeiro dia do exame, os inscritos farão provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, assim como de ciências humanas e suas tecnologias, além da redação. Quanto à prova de língua estrangeira, o participante deverá responder somente às questões referentes ao idioma que escolheu (inglês ou espanhol) na inscrição.
Caneta – Os participantes devem levar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. O item também é exigido na versão digital, já que a redação é escrita à mão, no mesmo formato da versão impressa do exame. Nenhum outro tipo de caneta ou material de papelaria pode permanecer sobre a mesa dos inscritos, devendo ser guardado dentro do envelope porta-objetos fornecido pelo aplicador, devidamente lacrado e acomodado embaixo da cadeira dos participantes.
Cartão de Confirmação de Inscrição – Apesar de não ser obrigatório, o Inep recomenda que o inscrito leve o Cartão de Confirmação de Inscrição nos dias de aplicação. Disponível desde o dia 15 de janeiro, na Página do Participante, o cartão contém as datas e os horários das provas, assim como o número de inscrição e a opção de língua estrangeira selecionada. O documento também registra a indicação de tratamento pelo nome social, caso essa solicitação tenha sido feita e aprovada.
Documentos aceitos – Para acessar as salas de prova, só serão aceitos documentos de identificação originais e com foto. São documentos válidos:
- Cédulas de Identidade expedidas por secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal.
- Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados, em consonância com a Lei n.º 9.474, de 22 de julho de 1997.
- Carteira de Registro Nacional Migratório, de que trata a Lei n.º 13.445, de 24 de maio de 2017.
- Documento Provisório de Registro Nacional Migratório, de que trata o Decreto n.º 9.277, de 5 de fevereiro de 2018.
- Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade.
- Passaporte.
- Carteira Nacional de Habilitação, na forma da Lei n.º 9.503, de 23 de setembro de 1997.
- Carteira de Trabalho e Previdência Social emitida após 27 de janeiro de 1997.
Adiamento – Os inscritos no Enem 2020 Digital que tiveram o exame adiado foram comunicados da alteração por e-mail e pela Página do Participante. Eles não precisarão solicitar a reaplicação no sistema, visto que já estão confirmados na reaplicação. O novo local será informado posteriormente, também pela Página do Participante, assim como para os inscritos no Enem 2020 do Amazonas (impresso e digital) e dos municípios de Espigão D’Oeste e Rolim de Moura (impresso), em Rondônia, que não tiveram as provas aplicadas em função da pandemia de COVID-19.
Assista ao vídeo de orientações para fazer o Enem Digital 2020
Confira as orientações sobre o Enem Digital
Assessoria de Comunicação Social do Inep