Notícias
ENEM
Período de recurso para nome social termina em 10/7
Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 que se identificam e querem ser reconhecidos socialmente pela sua identidade de gênero e tiveram a solicitação de tratamento pelo nome social indeferida podem interpor recurso ao resultado até as 23h59 do próximo domingo, 10 de julho. No procedimento, uma nova documentação comprobatória deve ser anexada ao sistema do exame.
O participante precisa apresentar os seguintes documentos de comprovação das condições que motivam o pedido: foto atual, nítida, individual, colorida, com fundo branco que enquadre desde a cabeça até os ombros, de rosto inteiro, sem uso de óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares); e cópia digitalizada, frente e verso, de um dos documentos de identificação oficiais com foto, válido. Toda a documentação deverá ser anexada e enviada em formato PDF, PNG ou JPG, com tamanho máximo de 2 MB.
Resultado – O resultado dos recursos será divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 15 de julho, por meio da Página do Participante.
Aplicação – As duas versões do Enem (impressa e digital) terão as mesmas provas, com itens e tema da redação iguais. O exame será aplicado nos dias 13 e 20 de novembro.
Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio foi instituído em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Em 2009, o exame aperfeiçoou sua metodologia e passou a ser utilizado como mecanismo de acesso à educação superior. Desde 2020, o participante pode escolher entre fazer o exame impresso ou o digital, que tem provas aplicadas em computadores, nos locais definidos pelo Inep.