Notícias
Notícias Enem
Participantes já podem ver resultados da redação
A partir de hoje, 6/2, os participantes do Enem 2012 poderão ver sua redação corrigida e comparar seu desempenho com o dos outros participantes, por meio de um gráfico de distribuição das notas finais. Cada participante terá acesso à nota e saberá como foi o resultado em cada uma das competências avaliadas na prova de redação.
A prova de redação exige do participante a produção de um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo. Isso quer dizer que o estudante deve defender uma ideia e expor sua opinião, apoiada em argumentos consistentes. O tema da redação do Enem 2012 foi "Movimentos imigratórios para o Brasil no século XXI".
Os especialistas do Inep/MEC corrigiram 4.113.558 redações. Menos de 2% estavam em branco (1,82%) ou com nota zero (1,76%). Cada texto foi avaliado por, no mínimo, dois professores, de forma independente, sem que um conhecesse a nota atribuída pelo outro. No caso de divergência, o texto era enviado a um terceiro corretor. Se a discrepância persistisse, seria convocada uma banca composta por três corretores, que então daria a nota final do participante.
O participante verá sua nota por competência, variando até 200 pontos. A nota máxima da redação é de 1 mil pontos. A prova de redação do Enem, aplicada no dia 4 de novembro de 2012 em todo o Brasil, avalia cinco competências:
- Domínio da norma padrão da língua escrita;
- Compreensão da proposta de redação e aplicação de conceitos das várias áreas do conhecimento para a elaboração do texto dissertativo-argumentativo;
- Capacidade de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
- Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação; e
- Elaboração de proposta de intervenção para o problema abordado, respeitados os direitos humanos.
Os estudantes deverão acessar o sistema do Enem tendo em mãos o número do CPF e a senha. Cada participante só terá direito a ver a própria redação.
Assessoria de Comunicação do Inep