Notícias
Notícias Enem
Participantes elogiam escolas e professores, mas reclamam dos
A opinião dos participantes do Enem/99 em relação aos professores e às condições físicas das escolas é altamente positiva. Por outro lado, a maioria reprova a falta de computadores e a precariedade do ensino de língua estrangeira.
Disseram ser bom ou excelente o conhecimento que os professores têm da materia ensinada, 85% dos alunos. Sobre a dedicação desses professores, 71% classificaram como boa ou excelente.
Quanto às condições físicas das escolas, 71% consideraram boas ou excelentes. O índice de aprovação diminui quando os alunos avaliam os recursos pedagógicos existentes nas escolas. Para 51%, os recursos pedagógicos são tidos como péssimos ou regulares, enquanto outros 49% dão notas de bom a excelente.
O uso do computador e de outros recursos de informática nas escolas foi alvo de reclamação da maioria dos participantes do Enem. Para 47%, as condições de acesso a esse equipamento são péssimas ou ruins. Outros 17% afirmaram ser apenas regulares. O índice de bom e excelente neste item chegou a 35%.
Outra reclamação é com o ensino de língua estrangeira, considerado bom ou excelente por pouco mais de um terço dos participantes do exame. Para 35% dos alunos, o ensino de língua estrangeira nas escolas, sobretudo o inglês e o espanhol, é péssimo ou ruim. Somando o percentual de regular, atribuído por 28% dos alunos, o índice de insatisfação atinge 63%.