Notícias
ENEM
Participantes começam a fazer as provas do Enem 2021
Iniciada a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 — versões impressa e digital. Os participantes foram autorizados a começarem as provas às 13h30 (horário de Brasília) deste domingo, 21 de novembro. Os participantes devem concluir o primeiro dia de exame até as 19h. Aqueles que solicitaram atendimento especializado e tiveram as solicitações aprovadas terão uma hora a mais para responder às provas. Já os inscritos que solicitaram recurso de videoprova em Língua Brasileira de Sinais (Libras) poderão terminar o exame até as 21h.
O Enem é realizado em dois dias de aplicação e é composto por quatro provas objetivas. Ao todo, são 180 questões, sendo 45 de cada área do conhecimento — ciências humanas e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias, linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias — e a redação.
Em 2021, o Enem impresso e o Digital são aplicados nas mesmas datas e contam com itens de prova iguais, além do mesmo tema de redação. Neste domingo (21), os participantes terão cinco horas e 30 minutos para realizarem as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação, ciências humanas e suas tecnologias, além da língua estrangeira (inglês ou espanhol) escolhida na inscrição.
O segundo dia do exame será no próximo domingo, 28 de novembro. Os participantes deverão responder questões de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. A aplicação terá cinco horas de duração.
Reaplicação – O participante que não compareceu ao primeiro dia de aplicação do Enem 2021 por estar com sintoma de covid-19 poderá solicitar a reaplicação do exame. O procedimento deve ser realizado pela Página do Participante, no período de 29 de novembro a 3 de dezembro. No momento da solicitação, será necessário anexar documentação que comprove a condição de saúde do inscrito.
A mesma orientação serve para quem estiver com alguma das outras doenças infectocontagiosas listadas nos editais n.ºs 28 e 29, do Enem impresso e Digital: tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola e varicela.
O Inep analisará a documentação comprobatória das condições dos participantes. Quem tiver a documentação aprovada poderá participar da reaplicação do exame, que ocorrerá nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022, mesma data da aplicação do exame para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL) 2021 e para os participantes que tiveram nova oportunidade de inscrição no Enem, no período de 14 a 26 de setembro.
Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni), ambas ações do Ministério da Educação (MEC).
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
Acesse a Página do Participante
Confira os editais do Enem 2021
Confira as orientações de prevenção à covid-19 para o dia do exame