Notícias
Notícias Enem
Para estudantes, conteúdo ministrado em aula está distante da realidade
Dos estudantes da rede pública de ensino que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano passado, apenas 18% consideram o conteúdo ministrado em sala como bom a excelente e adequado à realidade. Os dados fazem parte do "Relatório de Desempenho e Perfil Socioeconômico dos Alunos da Rede Pública", divulgado hoje, 24/8, pelo Inep. Do total de estudantes, 56,5% consideram a qualidade desse conteúdo entre regular e bom e 24,2% a classificam como insuficiente e regular. Clique aqui para acessar o estudo.
Com relação à segurança nas escolas, somente 19,4% consideram esse item (policiamento, iluminação, etc.) como bom a excelente, enquanto 44,8 % opinam que ele está entre regular e bom e 35,8% entre insuficiente e regular. Dos 1.322.644 participantes do Enem 2003, quase 70%, ou seja, mais de 900 mil, cursaram todo o ensino médio na rede pública.
Quanto a equipamentos eletroeletrônicos e de comunicação, 51% dos alunos não possuem telefone celular, 82% não têm acesso à Internet, 93% não têm acesso à TV por assinatura e 76% não possuem computador em casa. Ainda segundo o relatório, cerca de 60% dos estudantes das escolas públicas tiveram acesso a cursos de informática extra-escolar.
Respostas dos alunos de escolas públicas participantes do Enem 2003
|
|||
Avaliação da Escola
|
Distribuição Percentual
|
||
Insuficiente/Regular
|
Regular/Bom
|
Bom/Excelente
|
|
Liberdade para expressar suas idéias |
26,51
|
52,56
|
20,93
|
Respeito aos alunos |
13,54
|
59,07
|
27,39
|
Amizade e respeito entre alunos e funcionários |
12,50
|
52,54
|
34,96
|
Considera suas opiniões |
36,38
|
50,19
|
13,43
|
Discute-se problemas da atualidade nas aulas |
15,17
|
48,39
|
36,44
|
Convivência entre alunos |
11,06
|
56,79
|
32,15
|
Apoio a resolução de problemas de relacionamento entre alunos |
35,06
|
48,40
|
16,54
|
Iniciativa para apoiar resolução de problemas entre alunos e professores |
27,87
|
53,13
|
19,00
|
Leva em conta seus problemas pessoais e familiares |
49,92
|
38,14
|
11,94
|
Realiza Programas e Palestras contra drogas |
28,98
|
43,79
|
27,23
|
Relaciona os conteúdos das matérias com o cotidiano |
24,19
|
57,80
|
18,01
|
Tem capacidade para avaliar seu conhecimento, o que você aprendeu |
25,04
|
56,54
|
18,42
|
Fonte: Inep/MEC. |
Boa parte dos estudantes declarou que não teve oportunidade de estudar uma língua estrangeira ou freqüentar um cursinho pré-vestibular. A maioria declarou ler, pelo menos de vez em quanto, jornais, livros de ficção e romance, revistas de informação e de humor ou quadrinhos.
Por meio desse levantamento, os estudantes avaliaram também as escolas onde cursaram o ensino médio. As críticas principais são em relação à insuficiência ou más condições dos equipamentos de informática, de laboratórios, do ensino de língua estrangeira, de atividades extra-classe e esportivas. Com relação à avaliação dos professores, esses foram considerados distantes e pouco envolvidos com a turma, embora os estudantes tenham dito também que eles apresentam autoridade, firmeza e dedicação, em sala de aula, no tocante à transmitir os conteúdos. Outros problemas relatados referem-se aos relacionamentos entre colegas, às dificuldades vividas em família, à pouca atenção dada a questões como as drogas.
Assessoria de Imprensa do Inep: (61) 410-8023 / 8037 / 9563