Notícias
ENEM
Orientações para a cobertura de imprensa no exame
Contatos – O atendimento à imprensa será feito pelos seguintes telefones e e-mails:
• MEC – imprensa@mec.gov.br
• Inep – (61) 2022-3630 / 2022-3660 / 2022-3628 – imprensa@inep.gov.br
Informações e dados – O Press Kit Enem 2020 reúne informações gerais e os principais dados sobre o exame, em suas versões impressa e digital. O documento inclui orientações, perfil dos participantes e números de inscritos por unidade da Federação e município de aplicação. Também está disponível o balanço do primeiro dia de provas, e os dados de locais de aplicação por unidade da Federação.
Entrevistas – O MEC e o Inep são as fontes oficiais de informação sobre o Enem 2020. Apenas os porta-vozes do Inep estão autorizados a dar entrevista sobre o exame, em alinhamento com as assessorias de comunicação. Representantes regionais e empresas envolvidas na aplicação não estão autorizados a conceder entrevistas ou repassar dados oficiais sobre o exame, assim como os coordenadores de locais de aplicação de provas.
Locais de prova – O Inep não divulga a listagem de locais de prova por questões de segurança e sigilo.
Provas e gabaritos – Os gabaritos oficiais e os Cadernos de Questões da versão impressa do Enem 2020 serão divulgados no portal do Inep e no aplicativo do Enem, em 27 de janeiro. Os Cadernos de Questões do Enem Digital serão disponibilizados às 19h de cada dia de prova. Já os gabaritos das provas objetivas serão publicados no dia 10 de fevereiro.
Boletins – Ao longo dos domingos, o MEC e o Inep irão divulgar boletins aos veículos de comunicação cadastrados nos mailings das assessorias. A cobertura em tempo real também pode ser acompanhada no portal do Inep e nas redes sociais do instituto: Twitter , Facebook e Instagram .
Coletiva de imprensa – Há previsão de coletivas de imprensa em todos os domingos de aplicação, às 20h, no auditório do Inep, em Brasília (Setor de Indústrias Gráficas – SIG, Quadra 4, Lote 327). A coletiva será transmitida pelo canal do Inep no YouTube .
Medidas de biossegurança – Em função da pandemia de COVID-19, o instituto orienta que os jornalistas priorizem acompanhar a transmissão da coletiva. Não haverá “quebra-queixo” ao final da coletiva, para evitar aglomerações. Dentro do prédio da autarquia, todos os jornalistas deverão cumprir o Protocolo de Biossegurança do Inep. O uso de máscaras é obrigatório.
Assessoria de Comunicação Social do Inep