Notícias
Enem
Ocupações precisam acabar até 31 de outubro para inscritos não serem prejudicados
Durante a coletiva de imprensa para divulgação dos Cartões de Confirmação do Enem 2016, realizada no Ministério da Educação (MEC), na tarde desta quarta-feira, 19, o Ministro Mendonça Filho fez um apelo às pessoas que ainda fazem a ocupação de 181 locais de prova onde o exame será aplicado em todo o Brasil. "Respeito o protesto, desde que ele respeite o acesso à educação, porque é isso que o Enem representa", afirmou.
A presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Fini, divulgou o cenário de ocupações. Dos 181 locais de prova afetados, 145 são do Paraná, 12 do Rio Grande do Norte, seis de Minas Gerais e cinco do Rio Grande do Sul. O Distrito Federal e o Rio de Janeiro têm três pontos de aplicação ocupados e Alagoas e Bahia, dois. Pernambuco, Pará e Tocantins têm um ponto afetado.
"No total, são 82 municípios de 11 estados em que as escolas ocupadas são também pontos de aplicação de provas do Enem. Isso representa um universo de 95.083 inscritos", afirmou Maria Inês. O Ministério da Educação estipulou o dia 31 de outubro como prazo para que as escolas sejam desocupadas, evitando que o Enem seja ameaçado nessas localidades.
Se as ocupações persistirem, os inscritos nesses locais de prova podem ter que fazer o exame em uma data alternativa. "Mas essa segunda prova seria ainda em 2016, a tempo dos participantes se inscreverem no Sisu", ressaltou Fini.
Mendonça Filho comunicou ainda que a Advocacia Geral da União (AGU) está acompanhando o caso para definir as ações cabíveis. "Os principais prejudicados são os milhares de jovens que além da angústia natural à véspera do Enem ficam à mercê de uma situação que pode tirá-los do exame na data prevista. Que prevaleça o bom censo e que aqueles que nesse momento ocupam as escolas tenham sensibilidade para não atrapalhar tantos brasileiros", finalizou Mendonça.
Cartão de Confirmação – Os inscritos no Enem 2016 podem consultar seus Cartões de Confirmação por meio da Página do Participante (Enem.inep.gov.br/participante) ou pelo aplicativo Enem 2016, uma novidade desta edição.
Assessoria de Comunicação Social