Notícias
ENEM
Mulheres correspondem a 60% dos inscritos no Enem 2020
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recebeu ainda 1.661 solicitações de atendimento especializado para gestantes e 3.419 para lactantes. Tanto participantes grávidas quanto mães em fase de amamentação têm direito a recursos de acessibilidade, como sala de fácil acesso, mesa e cadeira sem braços, além de apoio para pernas e pés.
No caso de lactantes, porém, é obrigatório levar um responsável (adulto) para cuidar da criança durante o período de prova. A pessoa ficará em uma sala reservada com o bebê. Uma novidade prevista para a edição de 2020 do Enem é o tempo adicional de 60 minutos para participantes em período de aleitamento materno, que solicitaram esse tipo de atendimento no sistema de inscrição. Para isso, a mãe deve comprovar a necessidade da amamentação, conforme previsto no edital do exame, além de estar acompanhada do bebê e do acompanhante, no dia da aplicação.
Acessibilidade – A Política de Acessibilidade e Inclusão do Inep garante atendimento especializado aos participantes no Enem impresso, com 16 recursos de acessibilidade. Gestantes e mães em fase de amamentação estão entre os perfis que podem solicitar recursos especiais. Para comprovar a necessidade de atendimento, é necessária a apresentação de documento comprobatório pelo inscrito. A responsabilidade de acompanhar o andamento e a aprovação da solicitação também é do participante.
Os resultados dos pedidos de atendimento especializado foram divulgados em 5 de junho. De 8 a 12 do mesmo mês, os inscritos puderam entrar com recurso, diante do resultado publicado pelo Inep. No dia 18 de junho, o instituto apresentou os resultados para os recursos.
Enem Digital – O Enem terá aplicação digital a partir de 2021. A modalidade é ofertada em todos os estados e no Distrito Federal, nos municípios definidos pelo edital, com número respectivo de vagas. No primeiro ano da novidade, a aplicação ocorrerá em modelo-piloto. A implantação do Enem Digital será progressiva, com previsão de consolidação em 2026. Nesta edição, apenas os estudantes concluintes do ensino médio, ou que já terminaram a etapa em anos anteriores, e não precisam de recurso de acessibilidade puderam se inscrever para fazer as provas. Os computadores para o exame serão disponibilizados nos locais de aplicação e não será possível utilizar equipamento pessoal. As provas estão marcadas para os dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021.
Acesse os editais do Enem 2020 (impresso e digital)
Acesse a Página do Participante
Assessoria de Comunicação Social do Inep