Notícias
Notícias Enem
Ministro recomenda atenção aos horários
A poucas horas da realização da edição 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, pediu tranquilidade e prudência aos candidatos, que farão a prova nesta sábado, 26, e no domingo, 27. Em coletiva de imprensa em Brasília, Mercadante reforçou as principais orientações para os dias da prova.
"Queremos que os candidatos estejam tranquilos", disse o ministro. "Nós fizemos o melhor possível para ter um excelente exame, mas algumas providências são fundamentais. Primeiro, olhar no cartão de inscrição qual o endereço da prova e se possível percorrer o caminho antes; sair com antecedência de casa, com uma margem de segurança", ressaltou. O ministro pediu atenção também aos candidatos das regiões que não têm horário de verão. Os portões serão abertos às 12 horas e as provas começarão impreterivelmente às 13 horas, no horário de Brasília.
O candidato também precisa estar atento aos documentos necessários. Só serão aceitos documentos originais com foto. São eles:
- Cédulas de identidade (RG);
- Carteiras de ordens ou conselhos de classes que tenham validade como documento de identidade;
- Carteira de trabalho e previdência social;
- Certificado de dispensa de corporação;
- Certificado de reservista;
- Passaporte;
- Carteira nacional de habilitação;
- Identidade funcional em consonância;
- Identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores (estrangeiros).
"Não tentem tirar foto dentro do local da prova", advertiu o ministro. "No ano passado, identificamos e retiramos do exame 65 participantes, que tiraram nota zero. Não tem graça, não é necessário, você está prejudicando a prova. Por isso, não façam", pontuou Mercadante.
As provas do Enem 2013 terão duração de dois dias. No primeiro dia, sábado, 26, os candidatos farão as provas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. Serão 4h30 de prova. No segundo dia, domingo, 27, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias. Serão 5h30 de prova.
Confira a apresentação do ministro
Assessoria de Comunicação Social do MEC