Notícias
Enem
Microdados do Enem 2017 já estão disponíveis para consulta
Para atender a demanda por informações específicas sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou no Portal do Inep os Microdados do Enem 2017. O objetivo da publicação é desenvolver e disseminar avaliações e informações educacionais, já que os microdados permitem acessar informações específicas, gerando análises mais aprofundadas por parte de pesquisadores, jornalistas e gestores públicos, por exemplo.
O Inep, entretanto, é contra qualquer tipo de ranking construído a partir dos microdados, por considerá-los inadequados e, portanto, um desserviço à população. Além de não ser objetivo do Enem oferecer informações para as escolas ou redes de Educação Básica, é inadequada a comparação e a consequente exposição pública de escolas que, uma vez ranqueadas pela imprensa não têm como evitar rótulos que nada contribuem para o aprimoramento pedagógico ou para intervenções que objetivem a melhoria da qualidade do ensino. Esse é o motivo pelo qual o Inep encerrou a divulgação dos resultados do Enem por Escola. A persistência no uso inadequado dos resultados divulgados, bem como sua judicialização, foram os responsáveis pelo encerramento.
Os Microdados do Enem 2017 englobam as provas, os gabaritos, informações sobre os itens, as notas e o questionário respondido pelos participantes inscritos. As informações estão disponibilizadas no arquivo “Microdados_Enem_2017”, com exceção daquelas referentes aos itens, disponíveis em uma planilha específica. Também faz parte dos Microdados do Enem 2017 um dicionário com informações sobre as variáveis contidas em cada base.
Como usar – Os dados são disponibilizados no formato “.csv”, que contém valores separados por delimitador com ponto e vírgula. Já os inputs para a leitura desses arquivos foram elaborados com softwares SAS, SPSS e R. Os inputs trazem a possibilidade de carregar os rótulos juntamente com os dados, o que facilita o seu manuseio pelo usuário, ao tornar sua utilização mais intuitiva e imediata. Isso não dispensa a consulta ao dicionário de variáveis e às provas para obter uma compreensão mais completa da organização do banco de dados e da própria estrutura dos instrumentos utilizados. Se o usuário desejar, poderá não usar os inputs para abrir as bases, pois o formato “.csv” também foi adotado por facilitar a leitura dos arquivos, independentemente do software estatístico utilizado.
Para facilitar a utilização dos resultados, o arquivo principal “Microdados_Enem_2017 contém os questionários respondidos pelos participantes, congregando em um único arquivo as informações disponibilizadas sobre os participantes do Enem. O dicionário também foi disponibilizado em formato “.ods” para atender a política de dados abertos. Também está disponível uma base contendo informações sobre as provas, chamada ITENS_PROVA_2017. Nela, para cada tipo de prova, foram carregadas as informações de posição do item na prova, habilidade, cor da prova, área de conhecimento e gabarito. Outra novidade da edição é a inclusão do Manual de Redação do Enem 2017 para melhor auxiliar os usuários.
Clique aqui para acessar os Microdados Enem 2017
Assessoria de Comunicação Social