Notícias
Enem
Metade dos cadernos de prova do Enem já está a caminho dos destinos
A preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está a todo vapor. Uma megaoperação de logística e segurança já começou para assegurar a chegada dos 10,3 milhões de provas aos 1.727 municípios de aplicação. Todo o material já foi impresso e metade dele já está a caminho dos destinos programados. São quase 400 mil profissionais envolvidos em todo o processo do Enem, que será realizado nos dias 3 e 10 de novembro.
Só a operação de transporte dos malotes reúne 31 mil colaboradores, sendo a maioria agentes de segurança pública. São 4,2 toneladas de papéis, em 3.746 contêineres, levadas em aviões, carretas e barcos. A primeira remessa, com 408 mil provas, saiu, em 3 de outubro, para os locais de mais difícil acesso, nos estados do Pará e da Bahia. Outros malotes seguiram para Rondônia, Piauí, Pernambuco e Mato Grosso. Os materiais estavam sob a guarda do 4º Batalhão de Infantaria Leve do Exército Brasileiro, em Osasco (SP).
Em café da manhã com jornalistas na sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília, o ministro Abraham Weintraub ressaltou o funcionamento do processo. “Está tudo impresso e agora é distribuir, acompanhar e ter a certeza de que tudo vai correr bem e dentro da legalidade”, disse.
Toda essa logística é acompanhada de perto pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao MEC e responsável pela aplicação do exame, e conta com 100 grandes parceiros. Entre eles, estão:
- polícias militares, responsáveis pelos Centros Integrados de Comando e Controle estaduais;
- representantes do Ministério da Justiça e Segurança Pública, responsável pelo Centro Integrado de Comando e Controle Nacional;
- Polícia Federal;
- Polícia Rodoviária Federal;
- coordenadores estaduais dos Correios;
- coordenadores estaduais do consórcio aplicador, composto pela Fundação Cesgranrio e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV);
- Ministério da Defesa, por meio do Exército Brasileiro.
A edição de 2019 possui 5,1 milhões de inscritos, sendo São Paulo o estado com o maior número, 816.015 inscritos. Ao todo, serão 10.133 locais de provas e 147.565 salas de aula em todo o país.
O presidente do Inep, Alexandre Lopes, citou os números de pessoas envolvidas e locais de aplicação de prova parar ressaltar o trabalho em conjunto. “É importante agradecer os Correios, que fazem regularmente a entrega das provas, no horário. E há toda a logística para que os cadernos cheguem a esses 10.133 locais de prova”, afirmou.
Guia de redação – Publicada anualmente, a Cartilha de Redação do Enem está disponível no portal do Inep, em formato de arquivo PDF, e em vídeo, na Língua Brasileira de Sinais (Libras), para surdos e deficientes auditivos. Com o objetivo de tornar a metodologia de avaliação da redação o mais transparente possível, a cartilha traz dicas de como estruturar o texto da redação, explicações sobre a correção e critérios usados na distribuição dos pontos.
Além disso, o documento traz as redações que obtiveram pontuação máxima nas edições anteriores, com comentários. A ideia é apresentar exemplos que contemplaram todos os critérios máximos de avaliação pelos diferentes corretores.
Regras – A prova de redação exige a produção de um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política. Os aspectos a serem avaliados relacionam-se às competências desenvolvidas durante os anos de escolaridade.
Nessa redação, o participante deverá defender uma tese – um ponto de vista a respeito do tema proposto –, apoiada em argumentos consistentes, estruturados com coerência e coesão, formando uma unidade textual. O texto deve ser redigido de acordo com a modalidade escrita formal da língua portuguesa. Também é preciso elaborar uma proposta de intervenção social para o problema apresentado no desenvolvimento do texto que respeite os direitos humanos.
Enem Libras – O Inep elaborou 26 vídeos com o conteúdo da cartilha de redação para quem se comunica em Libras. O material está disponível no perfil do Inep no Youtube. A iniciativa faz parte do Enem em Libras, reforçando o compromisso da instituição com sua Política de Acessibilidade e Inclusão.
Enem Digital – O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terá aplicação digital a partir de 2020. No primeiro ano da novidade, a aplicação ocorrerá em modelo piloto. A implantação do Enem Digital será progressiva, com início no próximo ano e previsão de consolidação em 2026. Nada muda para os participantes inscritos em 2019. As primeiras aplicações digitais serão opcionais. Os participantes poderão escolher, no ato de inscrição, a aplicação piloto no modelo digital ou a tradicional prova em papel. No primeiro ano de teste, o modelo digital será aplicado para 50 mil pessoas em 15 capitais do país.
Com informações do portal do MEC
Acesse a Página do Participante do Enem
Conheça a Cartilha de Redação do Enem 2019
Veja os vídeos da Cartilha de Redação do Enem em Libras 2019
Assessoria de Comunicação Social