Notícias
Enem
Mais de um milhão de participantes já visualizaram o local das provas, em novembro
Em duas horas e meia, mais de um milhão de participantes já visualizaram o local onde farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nos dias 3 e 10 de novembro. O Cartão de Confirmação da Inscrição foi liberado para consulta, às 9h30 desta quarta-feira, 16 de outubro, e pode ser acessado na Página do Participante e no aplicativo do Enem, disponível para download nas plataformas Apple Store e Google Play. Até as 11h56, o sistema já havia registrado 1.019.292 acessos, o que representa 20% do número total de inscritos, que nesta edição chegou a 5,1 milhões.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) preparou um tutorial mostrando onde identificar o local de provas, que aparece especificado com endereço e número de sala no Cartão de Confirmação da Inscrição. Além disso, o documento também traz as informações pessoais do participante, como o CPF; o número de inscrição; as datas e os horários do exame; a opção de língua estrangeira feita durante a inscrição; e o tipo de atendimento específico e/ou especializado, com recursos de acessibilidade, caso tenha sido solicitado e aprovado, ou pelo nome social.
O participante que precisar comprovar sua presença no Enem deve acessar a Declaração de Comparecimento, também disponível na Página do Participante. O documento é personalizado. Ele deve ser impresso e levado nos dias da prova, e entregue ao aplicador na porta da sala do exame. Haverá uma declaração para cada dia de aplicação. Para o primeiro domingo de prova, 3 de novembro, a declaração já está disponível no site. O Inep não fornece comprovante de presença após o dia da prova. A declaração de presença para o segundo domingo de exame, 10 de novembro, ficará disponível para impressão a partir de 4 de novembro, segunda-feira.
Segurança – Nesta edição, os participantes terão de ficar atentos especialmente quanto ao uso de celulares ou qualquer equipamento eletrônico durante as provas do Enem. Pela primeira vez, serão eliminados aqueles cujo aparelho eletrônico emita qualquer tipo de som durante a prova, mesmo que o item esteja na embalagem lacrada fornecida pelo aplicador. O alarme deve estar desativado e o aparelho, desligado.
Enem – O exame é composto por quatro provas objetivas, totalizando 180 questões, e uma redação. As provas de 2019 serão realizadas em dois domingos consecutivos, 3 e 10 de novembro.
Assessoria de Comunicação Social