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Mais de 12 mil corretores de redação do Enem 2016 alinham procedimentos para avaliação
O ciclo de capacitação dos corretores de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 terminou neste fim de semana com o treinamento presencial de 12.891 profissionais, em 45 cidades brasileiras. Essa foi a terceira e última etapa do ciclo que começou em 9 de novembro, com o Encontro dos coordenadores pedagógicos estaduais para elaboração do caderno de redações comentadas, em Brasília, durante três dias. De 12 a 13 do mesmo mês, foi feita a capacitação presencial dos 379 supervisores, em 23 capitais.
Dois professores avaliam o desempenho dos participantes de acordo com os seguintes critérios:
- Competência 1 - Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa;
- Competência 2 - Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;
- Competência 3 - Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
- Competência 4 - Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
- Competência 5 - Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Cada avaliador atribui uma nota entre 0 e 200 pontos para cada uma das cinco competências. A soma desses pontos é o que compõem a nota total de cada avaliador, que pode chegar a 1.000. A nota final do participante será a média aritmética das notas totais atribuídas pelos dois avaliadores. Se houver discrepância entre as notas atribuídas por eles - quando elas diferirem em mais de 100 ou se diferença for superior a 80 pontos em qualquer uma das competências - a redação é avaliada, de forma independente, por um terceiro avaliador. Nesse caso, a nota final será a média das duas notas totais que mais se aproximarem.
Critérios - A prova de redação do Enem 2016 exigiu a produção de um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo sobre o tema "Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil". O autor da redação deve defender uma opinião a respeito do tema apoiada em argumentos consistentes, estruturados com coerência e coesão, formando uma unidade textual. O texto deve ter ser redigido de acordo com a modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e apresentar uma proposta de intervenção social para o problema.
Motivos para receber nota zero na redação
- fuga total ao tema;
- não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa;
- extensão de até sete linhas;
- cópia de texto motivador;
- impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação;
- parte deliberadamente desconectada do tema proposto;
- desrespeito aos direitos humanos;
- folha de redação em branco, mesmo que haja texto escrito na folha de rascunho.
Assessoria de Comunicação Social