Notícias
ENEM
Live explica como é calculada a nota do Enem
Nesta terça-feira, 27 de junho, os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) puderam conhecer um pouco mais sobre a metodologia de cálculo da pontuação no exame. A live "Como é calculada a minha nota no Enem? – Saiba mais sobre a Teoria de Resposta ao Item (TRI)" foi ministrada por Alexandre Jaloto, servidor do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e está disponível no canal do Instituto no Youtube.
A TRI é um conjunto de modelos matemáticos que busca representar a relação entre a probabilidade de o participante responder corretamente a uma questão, seu conhecimento na área em que está sendo avaliado e as características dos itens.
Entre as vantagens metodológicas da TRI, segundo o diretor de Avaliação da Educação Básica (Daeb) do Inep, Rubens Campos, está a possibilidade de fazer a comparabilidade entre as edições do exame. “Por isso, o nosso esforço em se ter um rigor e uma qualidade técnica. Dessa forma, garantimos a isonomia entre os participantes”, ressaltou.
De acordo com Jaloto, a TRI considera a particularidade de cada item. Nesse sentido, as notas não dependem da quantidade de itens da prova, mas de cada item que a compõe. Sendo assim, duas pessoas com a mesma quantidade de acertos na prova são avaliadas de forma distintas, a depender de quais itens estão certos e errados e podem, assim, ter notas diferentes. “A TRI busca modelar o comportamento de um item por meio de uma curva que mostra a relação entre a probabilidade de acerto e a proficiência dos participantes”, ressaltou.
O posicionamento de cada questão nos níveis da escala se dá por meio de critérios que garantem que somente participantes com proficiência igual ou maior que a daquele nível possuem alta probabilidade de responder corretamente às questões que estão nesse nível e em níveis inferiores.
Questões pedagogicamente mais fáceis serão posicionadas na parte inferior da régua, e as pedagogicamente mais difíceis serão posicionadas na parte superior. O grande diferencial da TRI é que questões e participantes são posicionados na mesma régua.
Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
Assista à live
Acesse a página de orientações do Enem
Acesse a página de perguntas frequentes do Enem
Saiba mais sobre o Enem
Assessoria de Comunicação Social do Inep